TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Que Aprende

Trabalho Universitário: Organização Que Aprende. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Organização que aprende

Organização que aprende é aquela que esta disposta a se adaptar constantemente com as mudanças que ocorrem no cenário econômico e tecnológico, adquirindo uma capacidade de fazer isso em perfeita harmonia entre as pessoas que compõem a organização, utilizando a filosofia de Peter Senge, da Organizaçao que Aprende. São seis as disciplinas que compõem esta filosofia.

Estas disciplinas permite a organização a pensar e agir de forma nova e diferente.

Em 1994, Peter Senge lançou o livro “The Fith Disciplina”, uma disciplina que veio para completar as demais, ele usa a Metanóia, para descrever este desvio ou mudança de pensamento. Numa organização que aprende a “metanoia,” talvez seja a definição mais exata para descrever o que acontece numa organização que aprende. Senge diz que se não formos prisioneiros dos nossos pensamentos poderemos ser criadores do nosso futuro.

1-CONECTIVIDADE

Nas organizações as equipes devem ser montadas com pessoas que tenham forte capacidade de projetar, construir, liderar, mas, sobretudo, e essencial que haja conectividade.

Conectividade é a capacidade de ligação com as necessidades e expectativas das demais áreas, atendendo a outros gerentes e percebendo aspirações dos demais colaboradores.

Segundo Oliveira, 2004 deve se registrar e observar que as interações entre quaisquer subsistemas e os demais se dao pela possibildade de conexões entre eles.

1.1-CONECTIVIDADE HUMANA

A conectividade humana diz respeito a capacidade de colocar em pratica a gestão do conhecimento. A troca de informações é uma forma de valor ao individuo e a própria organização.

Oliveira, 2004 diz que não há como desenvolver a potencialidade da nossa inteligência senão pela interação com outras inteligências.

A conectividade humana consiste na compatibilidade da relação, na troca entre duas ou mais pessoas, cada uma oferecendo à outra a dinâmica dos conjuntos dos seus potenciais que incluem sentimento e razão. A conectividade é o trabalho de integrar recursos, pessoas e soluções é uma interação vital para a organização. Não existe substituição neste trabalho para o ser humano. É trabalho humano e não tecnológico.

1.2- CONECTIVIDADE FUNCIONAL

Nota-se que, em contraponto ao esforço de fazer com que as maquinas se comuniquem cada vez mais com eficiência, esta o fato de que as pessoas dos departamentos ainda não se falam, não sabem o que as outras fazem e, muitas vezes, por isso mesmo, chegam ate atrapalhar umas as outras.

Para Oliveira (2004), é preciso que fiquem claras, também, as noções de compartilhamento de forças, de otimização de recursos e principalmente, a noção de que os participantes pertencem a o mesmo grupo, a uma organização que tem vida. A ideia é a integração funcional.

As áreas de uma organização são como ilhas e precisam ser conectadas.

Organização remete a palavra órgão e que, segundo o mestre Houaiss, significa “parte de um organismo, composta por elementos celulares que interagem fisiologicamente e que desempenha uma ou mais funções específicas”. E acrescenta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com