TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar E O Aprender

Pesquisas Acadêmicas: O Brincar E O Aprender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução:

Ao realizar a segunda parte do estagio foi um momento muito importante, pois a cada momento me sinto mais realizada para desenvolver as atividades com as crianças as observações da rotina me possibilitaram adquirir novas experiências para colocar em pratica as atividades de intervenção para as crianças.

As leituras e as rodas de conversas se tornaram mais comunicativas. Todos contavam um pouco de suas historias para que todos pudessem ter a oportunidade de falar.

Trabalhar com eles sobre seres vivos foi gratificante pois pude perceber que foi um assunto que chamou muita atenção das crianças pois os temas escolhidos fez com que cada criança pudesse expressar suas contribuições em cada atividade proposta e possibilitou reorganizar idéias importantes para planejar a rotina com as crianças.

Ao escolher o tema seres vivos percebi que poderíamos trabalhar três planos diferentes plantas, animais e pessoas que todos são seres vivos, mas cada um com capacidades diferentes um dos outros.

Mais do que detectar as dificuldades de aprendizagem, a educação infantil precisa ter como foco sua prevenção, ou seja, evitar que as dificuldades se instalem. Garantindo uma educação infantil de qualidade, uma educação que ofereça às crianças acolhimento segurança, lugar para a emoção, a curiosidade e investigação, lugar de faz de conta e para brinquedo, para o desenvolvimento da sensibilidade e das diversas formas de expressão, para o desenvolvimento das habilidades sociais, o conhecimento e o domínio do corpo. Uma educação Infantil que adota uma postura preventiva de dificuldades é aquela que atende a criança com suas necessidades, seus interesses e suas possibilidades do momento em que vive.

Na escola, e ao longo de toda a vida, não se aprende por aprender, mas se aprende para, de forma progressiva e sem fim, pensar e julgar por si mesmo. A autonomia e o espírito critico formam-se e desenvolvem-se graças às aprendizagens. Contudo, também se aprende para experimentar o prazer de descobrir e compreender o mundo, de operar com os outros. Uma criança pequena não aprende de maneira seca e direta: ela aprende investindo sua corporeidade, sua sensibilidade e seu imaginário.

Os primeiros 5anos da criança são decisivos para toda a sua vida. Ela tem direito a ser cuidado e educado em um ambiente adequado e saudável, a brincar, a apropriar-se de sua cultura, a construir sua identidade como cidadã e a ampliar seu universo de experiências e conhecimentos a partir de suas relações na família e na comunidade. Especialmente de 0 a 5 anos, os cuidados e as interações afetivas e socioculturais ganham relevância para que as crianças cresçam e para que se tornem promotora da paz.

A importância está no fato de que esta postura se sustenta a concepção de que as crianças precisam avançar em relação a inúmeras dimensões: afetivos ,sociais ,psicológicas e cognitivos.Portanto ,saber mais um conteúdo ou saber menos não é motivo para retirar a criança do seu grupo de convivência. Ainda a diversidade de conceitos sobre essa etapa do desenvolvimento humano, resulta uma grande dispersão na organização pedagógica e filosófica da escola da infância.

A sociedade demorou a entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em determinadas idades. Para ter uma idéia, faz somente dez anos que o Ministério da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso reflete no que é oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser fundamental a especialização do educador. Significa que educação infantil tem de ir muito além da “tia”, das recreações. O seu filho precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas.

Revisão Bibliográfica

Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da educação Básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança ate cinco anos de idade em seus aspectos físicos psicológico, intelectual e social acompanhando da família e da comunidade segundo o RCNEI(2002,p117).

A educação infantil ao promover experiências significativas da aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.

As atividades que as crianças utilizarão estão nas diferentes linguagem (verbal, gráfica, corporal, musical e matemática) ajustam do nas diferentes intenções e situações de comunicação em seu processo de construção de significados e de capacidade expressiva compreender a natureza infantil exige do educador, capacidade de observação no processo desenvolvimento da criança através das experiências lúdicas infantil obtemos informações importantes a partir das escolhas feitas ou de determinadas brincadeiras infantil proposto para promover o acesso de aprendizagens e de conhecimento específicos como na matemática lingüísticas históricas, físicos,estéticos, culturais e moral que ajuda no desenvolvimento cognitivo afetivo e social da criança.

Para entender o mundo lúdico é fundamental que a criança possa interagir com o brincar de forma diferenciada para isso e importante conceituar palavra com jogo brincadeira e brinquedo permitindo assim aos professores de educação infantil trabalhar melhor com as atividades de forma lúdicas que podem ter diferentes significados, isto que dizer que é preciso considerar o contexto social de forma mais ampla com os termos brincar, caracterizando a brincadeira como o jogo e o brinquedo como objeto de suporte nas praticas de professor promovendo o interesse da criança que ira desafiar seus pensamentos e mobilizar sua percepção proporcionando experiências e descobertas através do brincar, esta fase tem como objetivo preparar a criança para o inicio da sua aprendizagem escolar, por meio de exploração de objetos desconhecidos pela criança ao desenvolver sua percepção e observando as características dos objetos e suas propriedades o educador pode estimular a escrita na criança quando a mesma vivencia um ambiente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude e curiosidade percebendo se como um sujeito ativo e transformador capaz de instigar a criança apreciar a leitura de historias vivenciando emoções, fantasia e a imaginação familiarizando-as com diferentes formas de textos, viabilizando por sua vez a inteligência lingüística ao trabalhar a ludicidade com a criança.

Inserir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com