TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 30 anos de luta por direitos básicos

Por:   •  27/5/2021  •  Dissertação  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

30 anos de luta por direitos básicos

O filme dramático americano “Filadélfia” apresenta a história de um jovem advogado promissor, que é demitido de um tradicional escritório após descobrirem que ele era portador do vírus da AIDS. No decorrer do filme, o jovem é forçado a encarar seus próprios medos e os preconceitos. Tal conjuntura não se resume somente às telas, uma vez que, há apenas 30 anos, a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela OMS e a discriminação com homens homossexuais, portadores do vírus HIV, ainda persiste na sociedade, pois, ainda há pessoas que acreditam que a doença é exclusiva desse grupo.

No Brasil, essa discriminação fica mais evidente quando trata-se de saúde. Até pouco tempo, homens homossexuais eram proibidos de doar sangue no país, pois, segundo o Ministério da Saúde, as probabilidades de infecção pelo HIV são 19,3 vezes superiores para homens que mantém relações sexuais com outros homens, em relação às do público masculino em geral. Contudo, de acordo com o médico e cientista Dr. Drauzio Varella, o conceito de que homossexuais são um “grupo de risco” não se aplica mais, já que o que interessa é o número de parceiros sexuais que uma pessoa tem e o estado de infecção ou não desses parceiros.

Dessa forma, o STF resolveu derrubar a restrição de doação de sangue por homossexuais, visando acabar com a discriminação que havia sido estabelecida. Essa decisão foi histórica, haja vista que o Brasil já havia criminalizado a homofobia e transfobia, aprovado o uso do nome social por parte de pessoas transexuais e o reconhecimento do casamento homoafetivo.

Desse modo, litros de sangue não serão desperdiçados, podendo ajudar muitas vidas. Ainda que haja dúvidas sobre as condições dos doadores, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente à Anvisa, disponibilizar testes rápidos nos hemocentros para todas as pessoas que tiveram relações sexuais, sem restrição. Assim, podendo reduzir o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis por via transfusional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com