TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos Da Narrativa

Artigos Científicos: Os Elementos Da Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa estabelecer um paralelo entre os elementos da narração e o texto construído para os registros de ocorrências feitos na Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro. O tema a que me proponho desenvolver partiu das minhas necessidades de estabelecer um padrão para orientar os policiais na redação de textos informativos denominados dinâmica dos fatos, que é uma narração detalhada de fatos ocorridos em qualquer setor da atividade humana e que têm importância para o público a que se destina.

Quando, em 2002, ministrei aulas de Redação para capacitação de policiais no projeto governamental Delegacia Legal e trabalhava com a construção dessa dinâmica, percebi a semelhança da construção com o texto narrativo, inclusive as terminologias utilizadas.

Para desenvolver o trabalho procurei analisar os textos construídos sob essa ótica e estabelecer um padrão entre os que se adequavam à tipologia narrativa e os que, devido a algum construto ou falta dele, não se adequavam.

Para o embasamento teórico, utilizarei as definições de tipologia textual encontrada em gramáticas tradicionais em comparação aos textos construídos durante minha prática instrucional.

I. CONCEITOS

I.1. Dinâmica dos fatos

A dinâmica dos fatos funciona como uma câmera panorâmica, o leitor tem, então, uma visão do todo. Na medida em que se fizer necessário, ele fará os closes, nos campos próprios do seu registro de ocorrência. Por exemplo, se houve apreensão de material, importa saber que material foi esse, porque isso é que vai determinar o crime.

Na construção da dinâmica dos fatos, o policial deve responder às questões básicas da informação: o quê, quem, quando, onde, como e por quê?

Para desenvolver a dinâmica dos fatos, o policial aponta, sobretudo, as causas e consequências do fato básico:

• Causa – aquilo que determina um acontecimento; aquilo que faz com que uma coisa exista; motivo; razão; origem;

• Consequência – produtor de uma causa; resultado, efeito.

Exemplo: “A sra.Márcia (quem) informa que foi agredida (que) pelo seu companheiro (quem), hoje, dia 18/01/2002 (quando), às 18h 15min (quando), em sua residência (onde). O autor agrediu a vítima com socos e pontapés nas costas (como), pelo motivo dela ter saído com uma amiga e ter chegado tarde em casa (por que). Não houve testemunha.”

A dinâmica dos fatos funciona como um “texto-bússola” na investigação, determinando o despacho do Delegado. Também vai ser lida pelos policiais da Seção de Inteligência Policial, pelos policiais do Serviço de Suporte Operacional e a quem interessar possa.

I.2. Texto narrativo

É um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginários. São seus elementos constitutivos: personagens, circunstâncias, ação; o seu núcleo é o incidente, o episódio, e o que a distingue da descrição é a presença de personagens atuantes, que estão quase sempre em conflito.

Traçando um paralelo entre as duas construções, a narração é a forma de composição que consiste no relato de um fato real ou imaginário. É como se acabássemos de assistir a um filme e contássemos a história sem colocar a nossa opinião.

O texto narrativo compõe-se de exposição, enredo e desfecho; e os elementos centrais são as personagens, as ações e as idéias:

Exemplo: “Por fim na Rua da Constituição (onde), onde Misael (quem), privado de sentidos e inteligência (por que), matou-a (que) com seis tiros (como), e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.”

Manuel Bandeira

II. A narração dentro das dinâmicas

Para uma melhor análise, elaborei duas situações problemas e solicitei aos policiais redigirem uma dinâmica com os dados. Na primeira situação, elegi a que mais se adequava à tipologia dos textos narrativos para a exemplificação do que me propus a este artigo.

Na segunda situação, elegi uma onde nem todos os elementos da narrativa estavam presentes, mostrando que um dado não explicitado pode atrapalhar o entendimento da narrativa.

Situação problema 1: Art. 129 – Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem.

Elementos da narrativa:

O quê? – lesão corporal

Quem? – sofreu o dano - Joana

praticou o fato - Pedro (marido)

presenciou o fato - Marcela (filha)

Onde? – a Rua Marco Polo, 217 – Olaria (residência do casal)

Quando? – 28/05/2002 - 23 h19min

Como? – com socos e chutes

Porquê? – a vítima estava conversando com um colega

Redação:

Que a senhora Joana compareceu a esta Delegacia Policial para comunicar que o seu marido de nome Pedro a agrediu com socos e chutes após presenciar uma conversa dela com um colega. A agressão ocorreu na residência do casal à Rua Marco Polo, 217, tendo como testemunha a filha do casal.1

____________________________________________________

Situação problema 2: Dano – Artigo 163 do Código Penal

Lesão Corporal – Artigo 129 do Código penal

Elementos da narrativa:

O quê? – lesão corporal

dano

Quem? – Onofrina Francisco dos Santos : vítima em Dano

autor em Lesão Corporal

Aguinaldo Rodrigues dos Santos: autor em Dano

vítima em Lesão Corporal

Onde? – casa de Onofrina – endereço não especificado na declaração

Quando? – não especificado na declaração

Como? – destruição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com