TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Da Narrativa Forense

Dissertações: Elementos Da Narrativa Forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 4

ELEMENTOS DA NARRATIVA FORENSE

a) Centralidade

Homicídio doloso cometido por Antônio Marcos Pimenta Neves, separado, tendo sido vítima Sandra Florentino Gomide, ocorrido no dia 20 de agosto de 2000, por volta das 14 horas, no haras João Quinto de Souza, muni¬cípio de Ibiúna, em São Paulo, morta com dois tiros, sendo um pelas costas e outro no ouvido.

b) Sujeito:

- ativo: Pimenta Neves

- passivo: Sandra Gomide

c) Educação:

- qualitativa

- quantitativa

I) Pimenta Neves

Sob a ótica quantitativa, Pimenta Neves possui a formação acadêmica superior.

Mas sob o aspecto qualitativo, era egocêntrico, sempre se achando superior aos outros.

Casou-se nos Estados Unidos com a americana Carol, com quem teve duas filhas gêmeas e com quem viveu durante trinta anos. Separou-se da mulher e voltou para o Brasil para dirigir a Ga¬zeta Mercantil, mas acabou se desentendendo na direção do jornal e teve de se afastar. Na época do crime estava em O Estado de S. Pau¬lo, um dos maiores jornais do País.

É ex-jornalista, ex-analista da área de Economia e Finanças, ex- diretor de redação de um conceituado jornal de São Paulo e também havia sido assessor do Banco Mundial.

II) Sandra Gomide

No aspecto quantitativo, possuía formação acadêmica superior, sendo formada em Jornalismo

Já em relação ao aspecto qualitativo, os dois pertenciam a mundos diferentes, ela era filha de um mecânico de automóveis da Vila Mariana, em São Paulo, e lutava para sobreviver na sua profissão.

d) Tempo:

- cronológico

O assassinato ocorreu no dia 20 de agosto de 2000, por volta das 14 horas, cinco anos após terem se conhecido, em um Jornal, onde ambos trabalhavam.

- psicológico

No que concerne ao aspecto psicológico, a relação entre os dois foi bastante conturbada, cada vez que ocorrera rompimento, Pimenta pedia a Sandra que devolvesse tudo que lhe havia dado. Achava que tudo que ela tinha, devia a ele.

Devido à diferença de idade, ele ficava extremamente enciumado, não deixando Sandra se aproximar de ninguém, e quando o mesmo acontecia, tinha rompantes assustadores.

Pimenta não aceitou muito bem a separação, tentando, por várias vezes, conversar com ela, para que pudessem reatar o namoro, não obtendo sucesso. Chegou a fazer de tudo para que ela não arrumasse outro emprego, ligando para os amigos falando mal de Sandra, e com isso, impedindo que ela fosse admitida em outro veículo de comunicação.

Na véspera do crime, 19 de agosto de 2000, o jornalista apareceu na chácara da família Gomide para almoçar. No dia seguinte, 20 de agosto, o jornalista voltou ao haras da família de Sandra para tentar a reconciliação, que ela recusou. Pimenta Neves, então, respondeu sacando do bolso da calça uma arma, com a qual atingiu em Sandra dois tiros, sendo um pelas costas e outro no ouvido (este último possivelmente para tentar levantar hipótese de falso suicídio).

e) Espaço

- físico

O crime aconteceu no haras da família Gomide, localizada no município de Ibiúna, no Estado de São Paulo.

- social

Antônio Marcos Pimenta Neves confessou detalhadamente o crime. Por decisão do Ministro Celso de Mello, Pimenta foi solto e aguardou o julgamento em liberdade.

A acusação ficou a cargo do Promotor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com