TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de Marketing

Por:   •  12/4/2022  •  Artigo  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 8

Marcus Vinicius Galvagni da Silva – T09

Elementos de Marketing – Professor Marcelo Ramalho

DATA: 09/12/2021

Questão 1

Os fatores externos não podem ser previstos nem controlados, porém é possível acompanhá-los e monitorá-los. Assim, manter os olhos sobre o macroambiente ajuda a prever e evitar variáveis, garantindo a adaptação mais eficiente da organização as mudanças e contingências que podem vir a aparecer.

Através da análise dos ambientes distintos podemos concluir que em cada um deles temos variáveis que influenciam no desenvolvimento da empresa, sendo eles:

Ambiente Natural: se manifesta indo além da matéria-prima em si, mas na forma com que se relaciona com o ambiente e com os aspectos como clima, intempéries e afins. Neste ambiente, são analisadas as influências das variáveis climáticas e ambientais e como elas impactam na capacidade operacional das empresas. A pandemia afetou o mercado do turismo no geral, privando as pessoas de saírem de casa e interferindo nas operações das empresas que atuam na área de turismo. A AirBnB, por exemplo, foi extremamente afetada pelas consequências causadas.

Ambiente Tecnológico: Com o desenvolvimento da tecnologia, a vida ficou mais prática, e tarefas como fazer check-in e reservas em hotéis agora podem ser feitas com antecedência antes mesmo de se chegar. Os impactos da tecnologia garantem a otimização do tempo e garantem o espaço para se pesquisar, e sem a comunicação proporcionada por ela, a conexão entre pessoas não existiria, e a viabilidade de um negócio que une pessoas em busca objetivos que geram “ganhos” mútuos, no caso da AirBnB, não seria possível.

Ambiente Político-Legal: Por compreender as legislações e regras, o ambiente político-legal tem influência na hora de mediar legalmente as relações entre clientes e prestadores de serviços. Desta forma, é possível garantir que ambas as partes tenham direitos e deveres, garantindo que haja um equilíbrio que seja benéfico para os dois lados. No caso do AirBnB, ele se faz presente a partir do momento em que se existe um “código de conduta” para os hóspedes, onde as regras impostas pelos locatários devem ser seguidas. Importante ressaltar que, o fato de existirem regras, não tira exatamente a liberdade do cliente que está disposto a alugar a propriedade, e sim garante que tudo funcione de forma ordenada e sem demais problemas.

Ambiente Cultural: Por afetar as preferências, percepção de valor e demanda o ambiente cultural deve ser bem estudado diante das situações as quais se está inserido. A cultura de uma região ou país é um fator extremamente relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing, e a forma com que uma marca vai se posicionar diante dela é o que irá ditar seu sucesso em determinada área. Considerando a cultura do Brasil, a receptividade do povo e a forma com que tratamos quem é diferente, quem é novo, podemos perceber que as redes de hotelaria como por exemplo a AirBnB, poderia se desenvolver bem.

Ambiente Demográfico: Através do conhecimento que se obtém após estudar determinada população, é possível elaborar estratégias de marketing que se encaixem nas necessidades de cada grupo específico, tornando assim a possibilidade de identificação de oportunidades de expansão da marca mais viável. Se imaginarmos uma região disposta ao redor de uma universidade pública, onde a maioria dos prédios são edifícios residenciais, podemos observar a oportunidade de abrir a hospedagem a preços acessíveis para jovens, considerando então a localização e o público o qual os edifícios seriam destinados. Por meio da identificação de quem consome, é possível desenvolver o que se pretende vender.

Ambiente Econômico: É um dos fatores fundamentais para o funcionamento da empresa, pois não afeta exatamente a forma com que se realizará o investimento, mas também a forma com que os consumidores vão se portar. Em situações em que a economia de determinado local está fragilizada, é notável que o processo de precificação dos serviços e produtos são influenciados. A crise causada pela pandemia colocou a AirBnB em prova, e diante do recesso do turismo em meio à quarentena sofreu com as baixas reduzindo os custos e diminuindo os investimentos com Marketing, consequentemente diminuindo sua abrangência e seu lucro.

Questão 2

O sistema de informações de marketing são os dados internos e externos que podem ser analisados com o objetivo de auxiliar o profissional de marketing a tomar certas decisões de forma mais clara. No contexto em que está inserida, a AirBnb utiliza de tecnologia e inteligência artificial como um instrumento de controle e análise de informações, fazendo a verificação de sites os quais as publicidades são propagadas, a análise das redes sociais dos usuários e confirmando se há alguma divergência entre os usuários e suas informações pessoais a fim de garantir legitimidade nas operações. Por meio destas informações, o proprietário e o hóspede se conectam, garantindo também a confiabilidade na hora da prestação dos serviços. O sistema de informações da AirBnB tinha ciência de que as pessoas estavam procurando sair do habitual, portanto encontraram uma oportunidade de negócio: propor uma experiência confortável e aconchegante diferente de tudo que já viram. Partindo das análises dos perfis dos consumidores, foi possível definir a forma com que a empresa se posicionaria diante da demanda dos serviços. Por fim, foi possível concluir que o planejamento estratégico da organização deveria pensar além da forma com que se comercializa o serviço, mas na forma com que se promove e no desenvolvimento de novas experiências, buscando a inovação e o espírito empreendedor.

Questão 3

São conceitos que estruturam as estratégias de marketing garantindo o crescimento das empresas. Através deles é possível se ter um estudo do mercado que irá eventualmente levar ao desenvolvimento exponencial da empresa no mercado, aproximando a empresa dos objetivos de construção da imagem da marca e de sua divulgação.

Produto – A AirBnB é um site que oferece um serviço de auxílio aos usuários na hora de fazer a reserva em hotelarias e acomodações, propondo não apenas o serviço, mas uma experiência completa e inovadora, e aos proprietários a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro de forma simples e prática. A empresa não dá simplesmente o pão, mas instrui os mais novos e mais antigos anfitriões, os guiando para um caminho em que o negócio se torne sustentável, auxiliando na elaboração dos valores, facilitando as comunicações entre hóspedes e proprietários e as transações de reserva. A AirBnb atualmente é líder no setor, pois garante uma interface simples e prática, onde guia os usuários apresentando os recursos de forma didática e receptiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com