TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grupos Alimentares

Por:   •  6/3/2019  •  Seminário  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 8

SESI – Educação

Ciências da Natureza

GRUPOS ALIMENTARES

Aluno:

Professora:

Joaçaba/SC

CARBOIDRATOS

Na química, os carboidratos são definidos como moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura de carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo ser denominadas como glicídios, hidratos de carbono ou ainda açúcares.

A fórmula química da substância é (CH2O)n, que se refere às substâncias Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, denominando os carboidratos também como hidrato de carbono.

Quando ingerimos carboidratos, a função deles no nosso corpo é liberar glicose, fornecer energia para as células e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo funcione bem.

Quando consumidos de forma moderada, os carboidratos trazem diversos benefícios ao nosso corpo, por exemplo, são responsáveis por proporcionar bom-humor, pois liberam a serotonina; é favorável ao cérebro por ser fonte de energia e de glicose; aumenta a sensação de saciedade e fornece energia para o corpo.

Porém, como tudo o que é em excesso faz mal, o consumo em excessivo pode causar o acúmulo de gordura e o aumento de peso, e ainda, favorecer o aumento de triglicerídeos no sangue, o que pode ocasionar o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

São exemplos de alimentos ricos em Carboidratos: Biscoito de maisena; Torrada integral; Biscoito de água e sal; Pão francês; Pão de centeio; Arroz; Macarrão; Batata cozida; Ervilha; Grão-de-bico; Lentilhas; Feijão e Soja.

Curiosidades

  • O consumo do carboidrato junto com a proteína auxilia na digestão e mantem a saciedade por mais tempo.
  • Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine mostrou que pessoas que fazem dietas com restrição de carboidratos estão mais propensas à problemas como depressão, ansiedade e raiva do que aqueles em uma dieta rica em carboidratos e pobre em gordura.

VERDURAS E LEGUMES

As verduras são alimentos de baixas calorias que possuem pouca quantidade de carboidratos, sendo opções saudáveis para compor as nossas refeições diárias. São elas: Alface; Agrião; Rúcula; Acelga; Couve; Couve-flor; Brócolis; Espinafre, etc.

Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo da terra. São eles: Abóbora, Abobrinha; Berinjela; Beterraba; Chuchu; Cenoura; Rabanete, etc.

Quando comemos verduras e os legumes sua função no organismo é fornecer carboidratos, fibras, água e vitaminas, porém de forma saudável, já que são alimentos com poucas calorias.

De acordo com os nutricionistas, os benefícios desses alimentos “vão desde as vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico até benefícios funcionais que, por serem alimentos ricos em fibras alimentares, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares".

Curiosidades

  • O consumo de verduras cruas é mais aconselhado do que cozidas, para que elas não percam muitas das suas propriedades.
  • Segundo alguns estudos, comer frutas e verduras durante o período de gravidez pode reduzir em 50% o risco de aborto espontâneo.
  • Os brócolis eram um dos alimentos preferidos do líder romano Júlio César, sendo que ele comemorava as grandes vitórias comendo Brócolis.

FRUTAS

A fruta é um produto comestível obtido a partir de certas plantas cultivadas ou silvestres. As frutas, normalmente, são a parte da planta onde encontramos as sementes. Possuem cheiro e sabor característicos, sendo ainda ricas em suco. É importante sempre consumir frutas frescas, sem manchas ou batimentos que possam alterar suas propriedades.

A função das frutas é fornecer ao organismo vitaminas, fibras, carboidratos e minerais. Além de ser fonte de ferro, potássio, vitamina A, C e do complexo B.

Embora seja difícil de acreditar, o consumo de frutas em excesso pode trazer malefícios ao ser humano. Quando o individuo ingere uma quantidade elevada de frutas, o nível de glicose no organismo sobre de forma rápida, fazendo com que o corpo produza mais insulina, no intuito de limpar o sangue. Essa situação pode causar problemas no metabolismo, que levam ao desenvolvimento de diabetes tipo II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com