TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grupos Alimentares

Por:   •  6/3/2019  •  Seminário  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

SESI – Educação

Ciências da Natureza

GRUPOS ALIMENTARES

Aluno:

Professora:

Joaçaba/SC

CARBOIDRATOS

Na química, os carboidratos são definidos como moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura de carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo ser denominadas como glicídios, hidratos de carbono ou ainda açúcares.

A fórmula química da substância é (CH2O)n, que se refere às substâncias Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, denominando os carboidratos também como hidrato de carbono.

Quando ingerimos carboidratos, a função deles no nosso corpo é liberar glicose, fornecer energia para as células e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo funcione bem.

Quando consumidos de forma moderada, os carboidratos trazem diversos benefícios ao nosso corpo, por exemplo, são responsáveis por proporcionar bom-humor, pois liberam a serotonina; é favorável ao cérebro por ser fonte de energia e de glicose; aumenta a sensação de saciedade e fornece energia para o corpo.

Porém, como tudo o que é em excesso faz mal, o consumo em excessivo pode causar o acúmulo de gordura e o aumento de peso, e ainda, favorecer o aumento de triglicerídeos no sangue, o que pode ocasionar o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

São exemplos de alimentos ricos em Carboidratos: Biscoito de maisena; Torrada integral; Biscoito de água e sal; Pão francês; Pão de centeio; Arroz; Macarrão; Batata cozida; Ervilha; Grão-de-bico; Lentilhas; Feijão e Soja.

Curiosidades

  • O consumo do carboidrato junto com a proteína auxilia na digestão e mantem a saciedade por mais tempo.
  • Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine mostrou que pessoas que fazem dietas com restrição de carboidratos estão mais propensas à problemas como depressão, ansiedade e raiva do que aqueles em uma dieta rica em carboidratos e pobre em gordura.

VERDURAS E LEGUMES

As verduras são alimentos de baixas calorias que possuem pouca quantidade de carboidratos, sendo opções saudáveis para compor as nossas refeições diárias. São elas: Alface; Agrião; Rúcula; Acelga; Couve; Couve-flor; Brócolis; Espinafre, etc.

Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo da terra. São eles: Abóbora, Abobrinha; Berinjela; Beterraba; Chuchu; Cenoura; Rabanete, etc.

Quando comemos verduras e os legumes sua função no organismo é fornecer carboidratos, fibras, água e vitaminas, porém de forma saudável, já que são alimentos com poucas calorias.

De acordo com os nutricionistas, os benefícios desses alimentos “vão desde as vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico até benefícios funcionais que, por serem alimentos ricos em fibras alimentares, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares".

Curiosidades

  • O consumo de verduras cruas é mais aconselhado do que cozidas, para que elas não percam muitas das suas propriedades.
  • Segundo alguns estudos, comer frutas e verduras durante o período de gravidez pode reduzir em 50% o risco de aborto espontâneo.
  • Os brócolis eram um dos alimentos preferidos do líder romano Júlio César, sendo que ele comemorava as grandes vitórias comendo Brócolis.

FRUTAS

A fruta é um produto comestível obtido a partir de certas plantas cultivadas ou silvestres. As frutas, normalmente, são a parte da planta onde encontramos as sementes. Possuem cheiro e sabor característicos, sendo ainda ricas em suco. É importante sempre consumir frutas frescas, sem manchas ou batimentos que possam alterar suas propriedades.

A função das frutas é fornecer ao organismo vitaminas, fibras, carboidratos e minerais. Além de ser fonte de ferro, potássio, vitamina A, C e do complexo B.

Embora seja difícil de acreditar, o consumo de frutas em excesso pode trazer malefícios ao ser humano. Quando o individuo ingere uma quantidade elevada de frutas, o nível de glicose no organismo sobre de forma rápida, fazendo com que o corpo produza mais insulina, no intuito de limpar o sangue. Essa situação pode causar problemas no metabolismo, que levam ao desenvolvimento de diabetes tipo II.

A diversidade de frutas é enorme, por isso vamos citar alguns exemplos delas: Abacaxi, Abacate, Ameixa, Araticum, Banana, Cacau, Caju, Caqui, Carambola, Coco, Damasco, Figo, Framboesa, Goiaba, Guaraná, Groselha, Jabuticaba, Jaca, Kiwi, Laranja, Lichia, Lima, Limão, Maça, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Melão, Morango, Noz, Pera, Pêssego, Tangerina, Toranja, Uva, etc.

Curiosidades

  • Estudo feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta laranja e abacaxi como alimentos com maior risco de provocar intoxicação aguda em razão da presença de agrotóxicos.
  • Há alguns séculos, abacaxis custavam tão caro nos EUA que as pessoas alugavam um abacaxi para expor durante uma festa e mostrar sua riqueza.

LEITE E DERIVADOS

O leite é produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas mamíferas. Contém nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. O leite também possui carboidratos, este é chamado de lactose, que através da digestão vira glicose e galactose.

A função deste grupo alimentar é levar ao organismo vitaminas hidrossolúveis lipossolúveis, bem como os minerais: magnésio, potássio, sódio e principalmente o cálcio, que é um dos mais importantes já que é responsável pelo fortalecimento dos ossos.

Os benefícios do consumo deste grupo alimentar são inúmeros. Entre eles podemos citar: forma e mantem os ossos do nosso corpo, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, qualidade da pele, cabelos, unhas e dentes. Intervém na nutrição dos músculos por meio de suas proteínas e carboidratos e pode prevenir doenças crônicas.

Os malefícios do consumo do leite estão atrelados à sua industrialização, onde passa por processos que acabam por retirar suas propriedades. Além disso, a alimentação das vacas é feita com rações cheias de hormônios para melhorar produção, o que causa problemas ao ser humano como a intolerância a lactose.

Pertencem a este grupo alimentar os seguintes alimentos: Iogurte, Queijo minas, Queijo cottage, Coalhada, Manteiga, Ricota, Requeijão, Mussarela de búfala, etc.

Curiosidades

  • Os intolerantes ao leite e sua composição, são pessoas que apresentam falta de enzimas suficientes para quebrar a molécula de açúcar presente no leite, a chamada lactose.
  • O ser humano é o único mamífero que continua tomando leite após o desmame.

CARNES E OVOS

Dá-se o nome de carne ou vianda ao tecido muscular dos animais, que é utilizado na alimentação humana. O Ovo é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com