TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS SOBRE TRAFELNOS

Tese: PERGUNTAS SOBRE TRAFELNOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  2.019 Visualizações

Página 1 de 6

ANALISE

DESNVOLVIMENTO

CONCLUSÃO

PERGUNTAS SOBRE TRAFELNOS

1. Quem era os dois trafelnos?

Resposta: Mirimi e Gissitar.

2. Onde esporavam?

Resposta: Longe das perlongas.

3. O que aconteceu no masto?

Resposta: Gissitar regou muito.

4. Quem felnou?

Resposta: Gissitar.

5. Mirimi estava leruado para que?

Resposta: Ramalia rizou muito lento.

6. O que aconteceu no masto de fabeti?

Resposta: Proceu Gissitar e os dois rizaram ateli.

ANALISE

O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais.

Quanto ao nível informal, este por sua vez representa o estilo considerado de menor prestígio e isto tem gerado controvérsias entre os estudos da língua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errônea é considerada “inculta”, tornando-se desta forma um estigma; as quais representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

DESENVOLVIMENTO

A variações linguísticas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). Assim, além do português padrão, há outras variedades de usos da língua cujos traços mais comuns podem ser evidenciados no linguajar dos alunos nas salas de aulas, ficando deste modo claro o fenômeno de mescla linguística, qual o Brasil é objeto. Portanto e variação linguística visa levar os alunos a perceberem o uso da língua materna e as modalidades na sua forma oral e escrita. Apresentando um ensino dinâmico da variação diatópicas, onde o foco seja a compreensão da interferência da fala na escrita.

Importante: Evitar a valorização excessiva da norma culta, percebendo a influencia da oralidade na escrita no falar rural. Enfocar o respeito ás diversas variedades linguísticas, trabalhando com situações de uso da língua.

Ao se deparar com as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

E agora com o advento da tecnologia, esta questão precisa ainda mais ser discutida em sala de aula, pois a chamada linguagem virtual está interferindo nas produções textuais feitas pelos alunos. É uma questão de costume, algo que acontece automático, sem que eles percebam já estão adotando a linguagem reduzida, as abreviações usadas em um diálogo pelo MSN, onde tudo é rápido para que haja a plena interação entre interlocutores.

Daí surge a necessidade de enfatizar a importância do domínio da linguagem formal, pois quando se trata da escrita, esta requer total domínio por parte do falante. Por ser um assunto muito vasto, há também uma gama variada de formas diferenciadas para trabalhar o referido, conteúdo. Sabe-se da importância do papel do professor na aprendizagem das crianças, pois é através dele que acontece a mediação, ou seja, o professor proporcionará um momento onde suas relações produzirão resultados significativos para a aprendizagem, deixando o ensino mais proveitoso, estimulante e por que não, de fácil compreensão .Para que este processo aconteça, é necessário o olhar atento do professor a todos os alunos, pois através de seus gestos, sua fala, as construções coletivas do conhecimento, considerando que a interação que ele proporciona levará a perceber o processo de aprendizagem do aluno ou as dificuldades geradas por ele. O professor deve ser um amigo, alguém que está na sala de aula por inteiro, percebendo as relações e nelas intervindo quando necessário. Para isso, o professor deve ter conhecimento dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos, deve levar a sério à palavra Educador, enfim, que trabalhe com profissionalismo.

A distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (Oliveira, 1993, p.60).

A escola, assim como o professor, contribui no processo de construção do papel do professor quando constrói o Projeto Político Pedagógico. Este documento não deve ser apenas um amontoado de folhas escritas, ele deve ser a linha condutora da construção do conhecimento e apresentar as funções de cada profissional na escola, o que a escola prima. Isto porque o professor não é apenas um mero transmissor de informações, mas sim um colaborador indispensável neste processo de ensino-aprendizagem.

A escola deve olhar o aluno como um ser em desenvolvimento que precisa de atenção, carinho, responsabilidade, deve ter objetivos claros que levem o aluno a um processo de aprendizagem privilegiado.Este pensamento só reforça a importância do papel do professor, um profissional atento ao seu grupo, as suas aprendizagens e suas dificuldades. Um profissional que mediante uma dificuldade preocupa-se em buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com