TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem, Língua e Lingüística por Margarida Petter

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Linguagem, Língua e Lingüística por Margarida Petter

O estudo de Petter baseia-se em duas linhas teóricas diferentes, a de Ferdinand Saussure e a de Noam Chomsky, ela também aborda a linguagem animal.

Em um breve relato histórico, que teve seu inicio no sêc. IV a.C, Petter escreve que os primeiros povos a estudar a língua foram os hindus para que os textos sagrados não sofressem modificações.

Mais tarde os gramáticos hindus descrevem minuciosamente sua língua, que foi descoberta pelos ocidentais no sêc. XVIII.

Passando por Platão, Aristóteles, grandes filósofos gregos, e Varrão (latino),este ultimo tenta definir gramática como ciência e arte, até chegar o inicio do sêc.XX com as divulgações dos trabalhos de Saussure ê que a lingüística passa a ser reconhecida como estudo cientifico. “Em1916 dois alunos de Saussure, publicam o curso de lingüística geral, obra fundadora da nova ciência”.

Citando Saussure, Petter explica a distinção entre linguagem e língua (fala), que são objetos da lingüística, para Saussure ambas são inseparáveis explica Petter e que uma ê condição para outra se manifestar, aqui se faz necessário o estudo de duas lingüística a da fala e a da língua. Ainda para Saussure a “linguagem ê “heteróclita e multifacetada”, pois, abrange vários domínios, e a língua ê “um sistema de signos” que não pode ser modificada pelo falante”.

Já para Chomsky, que em meados do sêc. XX, em seu livro syntactic structures (1957, 13), afirma “doravante consideráveis uma linguagem como um conjunto (finitos ou infinitos), de sentenças. Este norte americano trouxe grandes transformações para os estudos lingüísticos segundo Petter.

A autora diz que: “para Chomsky, a linguagem ê uma capacidade inata e especifica da espécie humana”.

Em seguida Petter aborda sobre a existência ou não de uma linguagem animal, baseada no sistema de comunicação das abelhas, mas ela ressalta que há diferença entre o sistema de comunicação das abelhas e a linguagem humana, como por exemplo, que a dança das abelhas transmite a mensagem, não necessita de um “aparelho vocal”, condição essencial para a linguagem humana.

A escritora vai abordar outra questão sobre o que ê lingüística, reforçando que “a lingüística detem-se somente na investigação cientifica da linguagem verbal humana”, ela ainda explica o papel do lingüista e seu trabalho, cuja “função ê estudar toda e qualquer expressão lingüística como um merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro cientifico adequado”.

E finalizando suas informações sobre linguagem, língua e lingüística a escritora pondera sobre a gramática, segundo ela a “gramática tradicional ao fundamentar sua analise na língua escrita difundiu falsos conceitos sobre a natureza da linguagem, ao não reconhecer a diferença entre a língua escrita e a língua falada”.

Em seguida observa e apresenta exemplos do ponto de vista descritivo/explicativo da lingüística, relatando que as formas consideradas “erradas” são freqüentemente usadas, até mesmo na fala de pessoas cultas. Enfim, o texto nos faz refletir e observar mais profundamente os fenômenos lingüísticos, entendendo que sem conhecer a Lingüística não conseguimos desvendar a linguagem humana. * Margarida Maria Taddoni Petter, é professora do Departamento de Lingüística da FFLCH-USP desde março de 1992.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com