TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR SANEAMENTO DE GOIÁS S/A

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.361 Palavras (22 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PIM III PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

SANEAMENTO DE GOIÁS S/A

ACADÊMICO: Romilson Silveira Soares

Gestão Ambiental

RA: 1946723

ORIENTADOR: Tiago Davi

SANTO ANTONIO DA BARRA

2019

PIM III

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

SANEAMENTO DE GOIÁS S/A

 

 

 

 

 

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III, apresentado como exigência para conclusão do 2º Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gestão Ambiental, da Universidade Paulista – UNIP, campos Rio Verde Goiás.

 

ORIENTADOR: TIAGO DAVI

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTO ANTONIO DA BARRA

2019

RESUMO

      O PIM III apresenta como são aplicadas na pratica dentro da empresa Saneago S/A, as disciplinas de Contabilidade, Saúde Ambiental, Estatística aplicada, Estratégia de marketing ambiental. Assim, o  presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira as tradicionais ferramentas podem auxiliar os usuários internos e externos no processo de tomada de decisão.

Palavras chave: Contabilidade, saúde ambiental, estatística, marketing.

ABSTRACT

 PIM III presents how are applied in practice within the company Saneago S / A, the disciplines of Accounting, Environmental Health, Applied Statistics, Environmental Marketing Strategy. Thus, this paper aims to analyze how the traditional tools can assist internal and external users in the decision making process.

 Keywords: Accounting, environmental health, statistics, marketing.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        5

2. CONTABILIDADE        6

2.1Caracterizações da empresa:        10

2.2 Desempenhos Econômicos Financeiro.        11

3. SAÚDE AMBIENTAL        13

4. ESTATÍSTICA        16

5. ESTRATEGIA DE MARKETING AMBIENTAL        17

6. ENDOMARKETING        18

6.1 Importâncias do Endomarketing na Empresa......................................................................18

CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        21

1.INTRODUÇÃO

Pesquisamos e visitamos a empresa Saneago S.A a Companhia Saneamento de Goiás S/A, em especial os setores responsáveis pelas áreas de Contabilidade, Saúde Ambiental, Estatística aplicada, Estratégia de marketing ambiental.  Identificamos assim todos os pontos positivos e aqueles que potencialmente precisam de algumas melhoras.

Companhia Saneamento de Goiás S/A – Saneago é a empresa de  saneamento básico brasileira. Tem como área de atuação o estado de Goiás, onde é responsável pelo saneamento de 225 dos 246 municípios goianos. É uma Sociedade de Economia Mista do Governo do Estado de Goiás. È uma empresa buscando criar valores para a sociedade e como um todo, gerando bons resultados para econômica, social e ambiental.

Assim, ao longo do estudo poder-se á visualizar as formas as quais a empresa adota da matéria contabilidade, trazendo para seu campo de trabalho aquelas que melhor se adaptam ao caso concreto. Observe as maneiras e trabalhos adotados pela empresa para o preserva mento e conscientização de todos no tocante aos recursos naturais, demonstrando que de forma simples e com alguns investimentos e possível se obter lucros e preservar de forma consciente e responsável.


2. CONTABILIDADE

As demonstrações contábeis visam gerar tanto as informações econômicas, que diz respeito aos patrimônios e bens quantos financeiros ligados ao valor em dinheiro disponível sendo que para Assaf (2010, p.35):  

Através das demonstrações contábeis levantadas por uma empresa pode ser extraída informações a respeito de sua posição econômica e financeira. Por exemplo, um analista pode obter conclusões sobre a atratividade de investir em ações de determinada companhia; se um crédito solicitado merece ou não ser atendido: se a capacidade de pagamento (liquidez) encontra-se numa situação de equilíbrio ou insolvência; se a atividade operacional da empresa oferece uma rentabilidade que satisfaz as expectativas dos proprietários de capital e assim por diante.

         Logo, os relatórios contábeis são elaborados através dos acontecimentos ocorridos na empresa em um espaço de tempo, como entradas e saídas de dinheiro, compra e venda de mercadorias, aumento de capital, ou seja, de acordo com o ciclo operacional da empresa. Ludicibus (2008.p.26) afirma que o demonstrativo contábil é a exposição resumida e ordenada dos principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período como os demonstrativos contábeis não são utilizados apenas por usuários internos como empregados, credores por empréstimos, fornecedores e o público são definidos como usuários.

Entretanto, a elaboração das demonstrações contábeis não ocorre somente devido a necessidade dos usuários internos e externos de conhecer o patrimônio da empresa. A Lei 6.404/78 determina em seu artigo 178 a elaboração e publicação dos principais demonstrativos para sociedade anônima de capital aberto e para sociedades anônimas de capital fechado e para sociedade anônimas de capital fechado com ativo total acima de R$ 240.000.000,00 e receita bruta anual maior que R$ 300.000.000,00:

Art.176 ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações no exercício:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (424.8 Kb)   docx (234.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com