TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar III

Por:   •  14/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.699 Palavras (15 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

Adriano da Silva Carreiro 1

RA 1630226

        

COLÉGIO PAROQUIAL SANTO ANTÔNIO

PIM III

Polo UNIP Brasília-Taguatinga (DF)

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

Adriano da Silva Carreiro

RA 1630226

COLÉGIO PAROQUIAL SANTO ANTÔNIO

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III

para obtenção do título de

Gestor financeiro apresentado à

Universidade Paulista – UNIP

Polo UNIP Brasília-Taguatinga (DF)

2016

RESUMO

O presente trabalho é um relatório de pesquisa no Colégio Paroquial Santo Antônio, instituição de ensino privado, que atende alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O colégio está localizado na cidade de Santo Antônio do Descoberto –GO, entorno de Brasília. Contava cerca de 420 alunos no ano base de dados de 2015. Os dados foram focados nas áreas de contabilidade, fundamentos da gestão financeira e estatística, em entrevista aos responsáveis das diversas áreas da instituição, com aplicação de perguntas, relatório fornecidos pela contabilidade da instituição, entrevista com o gestor financeiro da instituição e outros.

Na área da contabilidade, foi observado através do DRE – Demonstrativo de resultados de exercício que a escola obteve uma queda de 53,33% do ano de 2014 a 2015, de seus rendimentos líquidos, resultantes da queda na quantidade de alunos de um ano para o outro.

Sobre a área dos fundamentos da gestão financeira, foi verificado que a instituição, com intensão de melhorar os seus rendimentos, contratou um gestor financeiro, a fim de que possa fazer o controle dos ativos e passivos, e fornecer os dados necessários para que os proprietários tomar as decisões.

Em estatística aplicada de acordo com o conteúdo aplicado, foi verificado que os dados estatísticos são muito utilizados pelo corpo docente, com o objetivo de direcionar sobre as diversas atividades e provas.

A instituição tem um gestor financeiro como funcionário e tem como suporte a contabilidade real contratada pelo colégio.

 

Palavras-chave: contabilidade, escola, fundamentos da gestão financeira, estatística, estatística aplicada, gestor financeiro, probabilidade, escola.


ABSTRACT

This work is a research report in the Parish College St. Anthony, private educational institution, which serves students from preschool to 9th grade of elementary school. The college is located in the city of Santo Antônio do Discovered GO, around Brasília. Had about 420 students in 2015. database Data were focused in the areas of accounting, fundamentals of financial management and statistics, told those in charge of different areas of the institution, with application questions, report provided by the institution's accounts , interview with the financial manager of the institution and others.

In the accounting area, was observed by DRE - exercise results Statement that the school obtained a decrease of 53.33% from 2014 to 2015, its net income resulting from the drop in the number of students from one year to the other.

On the area of ​​the fundamentals of financial management, it was found that the institution, with intention to improve their income, hired a financial manager, so that can make the control of assets and liabilities, and provide the data necessary for owners make the decisions.

In applied statistics in accordance with the contents applied, it was found that the statistical data are widely used by faculty, in order to drive on the various activities and events.

The institution has a financial manager as an employee and is supported by the actual accounting hired by the college.

Keywords: accounting, school, basics of financial management, statistics, applied statistics, financial manager, likely, school.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1 CONTABILIDADE        7

1.1 Conceito, controle e registro        7

1.2 Auditoria e análise dos balanços        9

1.3 Objetivos da contabilidade        10

1.4         Finalidade da contabilidade        11

1.5 Demonstração do Resulto do Exercício (DRE)        12

1.6  Patrimônio Líquido        13

2 FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA        15

2.1 Conceito        15

2.2 Função do Gestor Financeiro        16

3 ESTATÍSTICA APLICADA        17

3.1 Conceito        17

3.2 A média aritmética        18

3.3 Probabilidade        19

Metodologia        20

CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22


INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que tem por objetivo fornecer informações uteis, através da compreensão da elaboração de relatórios contábeis, como por exemplo, balanço patrimonial e demonstrações do resultado de exercícios, o DRE. É através desses relatórios que se observa a situação econômica e financeira de uma entidade, e por estes balanços que são designadas as tomadas de decisões no Colégio Paroquial.

O fundamento da gestão financeira é aumentar lucros e gerar riquezas para os sócios e acionistas. Como define Lawrence Gitman (2006) finanças é a ciência da gestão do dinheiro. Sendo assim o Colégio Paroquial Santo Antônio, local do trabalho trabalha com um gestor financeiro, com o objetivo de obter melhor resultado nos lucros.

Por fim, através da Estatística Aplicada iremos analisar a estatística aplicada na forma utilizada na escola.

1 CONTABILIDADE

1.1 Conceito, controle e registro

A contabilidade é a ciência que estuda os métodos de cálculo e registro de movimentação financeira relativa à administração econômica de uma empresa.

Através da contabilidade é possível ser fornecido o máximo de informações necessárias para as tomadas de decisões, dentro ou fora do âmbito da empresa.

Em geral, a contabilidade é contém um grupo de técnicas que ajudam a controlar o patrimônio das empresas de acordo com a utilização dos princípios, métodos, interpretando e relatando todos os dados aos responsáveis de cada empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com