TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIPA - UNIP ADMINISTRAÇÃO

Casos: PIPA - UNIP ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  7.061 Palavras (29 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Tema: A Gestão das informações Organizacionais

São Paulo

2013

Alan Thiago Almeida A5768C-4

Alberto Ferreira de Caldas A47913-9

Alex Sandro Bezerra Pansera A6672I-5

Andréia Aparecida de Oliveira A6819B-1

Jéssika Cristine Machado A53IBH-6

Kátia Cristiane A 888617-2

TEMA: A Gestão das Informações Organizacionais como Instrumento de Planejamento, Controle e Ação Corretiva do Sistema de Informação na Organização: em uma empresa de pequeno ou médio porte (de acordo com os critérios de BNDES).

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre, em disciplinas do 6º/7º semestre, do Curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2013

INTRODUÇÃO

O Objetivo do trabalho visa apresentar a Gestão Mercadológica, o Empreendedorismo e Plano de Negócios da empresa Divinal Vidros, empresa voltada para distribuição de vidros para construção civil.

A Divinal Vidros é considerada uma das mais lembradas e maiores Distribuidora de vidros no âmbito nacional, no segmento de beneficiamento e distribuição de vidros trazendo para o seu negócio a importância da aplicação de conceitos pesquisados e utilizados no mercado de atuação mediante informações de estudos, tendo como motivação a prática mercadológica.

Desenvolvemos todo o trabalho com base nas informações prestadas e colhidas, mediante pesquisas estratégicas para a busca de números e dados relevantes que expressem a importância da empresa no mercado nacional, aprimorando, no âmbito acadêmico, a prática de processos aplicados dentro de uma empresa de médio porte com enorme representação, dentro do seu segmento, para o mercado econômico nacional.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O papel do administrador de sistema de informação

A administração de sistemas de informação é uma ação administrativa que obedece a um escopo maior, escopo esse contido no PEI - Planejamento Estratégico da Informação.

O PEI nada mais é, na sua essência, que a expressão de uma meta de sobrevivência vital da organização, que exige informação ótima, isto é: informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada.

O PEI é o resultado do desdobramento da meta de sobrevivência. Por sua vez, ao ser desdobrado o PEI, produz o Plano Diretor de Informática. O Plano

Diretor de Informática contém os elementos que expressam a estratégia da Informação. Geralmente ocupa-se da expansão, ampliação, modernização ou do planejamento e implantação do Sistema de Informações. O Plano Diretor de Informática é, assim, o desdobramento do Planejamento Estratégico da Informação e, uma vez realizado, conduz à existência de um Sistema de Informações que, idealmente, deve operar com efetividade.

Portanto o Plano Estratégico da Informação é subordinado ao Plano estratégico da Organização, e aquele não pode ser concebido sem este último. A ação de administrar Sistemas de Informação é, essencialmente, uma ação de cunho gerencial, e só tem sentido como ação coerente e contributiva para as metas de sobrevivência da organização.

Para entender o papel do Administrador de Sistemas de Informações precisamos ter em mente estes dois conceitos: o conceito de administrador e o conceito de sistema de informações. O conceito de administrador opõe-se ao de operador – aquele que opera aquele que executa atividades. O administrador (qualquer que seja seu nível dentro da organização [presidente,

vice-presidente, diretor, gerente, etc.) não opera: ele lidera e coordena pessoas conduzindo o esforço destas para um mesmo fim.

Quando falamos em administração ou em administrador, devemos ter em conta este conceito.

O administrador lida com pessoas fazendo-as fazer. Para que as pessoas executem as suas ações operacionais, isto é, ações imediatamente realizáveis. é necessário que tais ações tenham sido previamente planejadas. Daqui podemos derivar duas coisas: o operador executa atividades previamente planejadas; o administrador planeja as atividades que o operador deve realizar.

O sistema de informação competitiva concentra-se em três pontos:

a) Na vantagem competitiva que requer certo

b) fatores-chave de sucesso (fontes da vantagem competitiva), cada um deles apoiado por um

c) grupo de informação, composto por base de dados - que contém a informação necessária para alcançar um determinado fator-chave de sucesso; e por aplicativos destinados a distribuir a informação.

Tipos de vantagens competitivas

Mas, se a vantagem competitiva “é qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem” a vantagem competitiva só pode residir no produto ou no serviço. Ou seja: o locus da vantagem competitiva é o produto ou o serviço.

Desta forma são errôneas expressões do tipo: -A empresa tem vantagem competitiva porque está localizada perto das fontes de suprimento; ou - A empresa tem grande vantagem competitiva porque possui tecnologia de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com