TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCDIMENTOS DE ENSINO

Casos: PROCDIMENTOS DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiro teremos que ver o que é um procedimento de ensino, pois o Brasil tem por finalidade na educação, o pleno desenvolvimento do educando em se preparar para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A "LDB”, da educação brasileira institui que os sistemas de ensino brasileiro definam suas normas de gestão democráticas e seus projetos curriculares de acordo com cada cultura regional e local. E como em meio à pluralidade de gestão, as culturas e os sistemas de ensino podem definir então como um procedimento de ensino. Pois um procedimento de ensino refere-se à ação que a instituição escolar possui e representa frente a uma relação de ensino- aprendizagem. Vivemos numa época de muita informação, e nesta era a educação não mais detém o conhecimento ou é absoluta.

Atualmente a interação da família, sociedade e educação resultam diretamente na aprendizagem que o individuo obterá ao longo da construção de sua história de vida e suas participações ativas perante a sociedade enquanto cidadão.

Estudar os diferentes procedimentos métodos de ensino não é uma tarefa fácil, porem tem que enfrentar, pois se faz necessário. Os procedimentos bem como os métodos não surgiram de uma hora pra outra, houve um processo de criação implantação e testes ao longo desse processo, ate se chegar a um determinado processo de desenvolvimento onde houve um grande envolvimento de técnicas educacionais que apresentava uma relação diretamente interligada com o planejamento da prática.

Os procedimentos de ensino são todos muito bem elaborados e por isso riquíssimo em técnicas e com um leque enorme para que educadores possam escolher aquele que melhor se adéqüe a sua forma e metodologia.

"Os procedimentos de ensino no que se refere às ações, são processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos".

Os procedimentos de aprendizagem são três basicamente, onde a partir desses se origina os métodos a serem trabalhados de acordo com as realidades do educando.

Temos, portanto, o procedimento individualizante, o procedimento socializante e o procedimento socioindividualizante. Todos têm ótimos métodos de ensino, pois em alguns casos ambos se completam e enriquecem o aprendizado.

Os procedimentos, individualizante de ensino realiza o atendimento as diferenças individuais fazendo assim uma adequação de conteúdo a um nível de amandimento e a capacidade intelectual de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com