TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTO

Ensaios: PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

ANTES DE INICIAR UM PROJETO DE PESQUISA

Antes de iniciar o projeto de pesquisa é indispensável refletir sobre as delimitações, definir sua abrangência, determinar o seu objetivo geral e os objetivos específicos que conduzirão à pesquisa. A reflexão e a leitura permitirão uma reorganização de idéias. Daí, a necessidade de reservar tempo para leitura e paciência para um refazer constante até a elaboração final do projeto.

ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA

O fundamental nessa etapa não será o rigor na construção do trabalho, mas a clareza que o pesquisador apresenta em cada passo do projeto de pesquisa. Fazer um projeto não significa preencher etapas de um roteiro, mas elaborar um plano de estudo claro, organizado, fruto da reflexão do conhecimento.

1 O Tema

A escolha do tema deve estar relacionada com as preferências e aptidão do pesquisador-estudante. Entretanto, mesmo que o orientador participe da construção do tema, o pesquisador conforme Gil (2003) é o responsável por essas etapas. Este precisa ter maturidade intelectual para definir o que quer estudar. Além do interesse pessoal, Soares (2003) considera indispensável refletir sobre a disponibilidade de meios, tempo e recursos para elaboração da pesquisa.

Um fator que deve ser considerado na escolha do tema é a relevância das contribuições do estudo na atualidade profissional do pesquisador-estudante. Quando o estudante reflete sobre o estudo de seu tema, este deixa de fazer uma pesquisa com o objetivo de simplesmente cumprir um requisito, tornando esse momento de pesquisa uma oportunidade para crescimento intelectual. “Quem conhece pouco dificilmente faz a escolha adequada; isso significa que o aluno só poderá escolher um tema do qual já leu ou estudou” (GIL, 2002, p. 60).

Para Oliveira (2002) o tema deve ser definido de maneira simples, sugerindo um problema e o enfoque que serão selecionados, sem ambigüidades. Definindo o tema, este será utilizado como ‘chave’ para seleção e identificação do conhecimento disponível.

Ao escolher um tema o pesquisador tem em vista:

• Os objetivos e finalidades do estudo;

• A disponibilidade de tempo;

• Os recursos.

Uma versão ampla do universo da pesquisa colabora para se efetivar a contento a tarefa de delimitação do tema (...). Para a montagem do projeto de pesquisa deve se tentar materializar a delimitação do tema mediante a observância das condições de tempo, modo e lugar que este será analisado (BARROS, 2001, p. 45).

Regras importantes:

O tema deve responder ao interesse do pesquisador e preocupar-se com a possibilidade de manejo de fontes de consulta.

Os temas podem surgir:

a) da observação do cotidiano;

b) da vida profissional;

c) do contato e relacionamento com especialistas;

d) do feedback de pesquisas já realizadas;

e) do estudo de literatura especializada.

2 Justificativa

É o único item do projeto de pesquisa que apresenta resposta ao por que da escolha desse estudo. Para Marconi (2000) a relevância desse item é contribuir mais diretamente na aceitação pelo pesquisador. Ele relata que a justificativa consiste em uma exposição sucinta, mas completa das razões indiretas ou diretas de ordem teórica ou prática que tornam o estudo muito importante.

A justificativa deve enfocar os seguintes passos como afirmam Gil (2002), Marconi (2000) e Soares (2003):

• Relevância atual do estudo;

• Quais os motivos pessoais ou acadêmicos que influenciaram na escolha desse tema;

• Contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer.

• A justificativa difere da pesquisa bibliográfica, por não possuir citações dos autores que embasam a pesquisa. Ademais Marconi (2000) também comenta que na justificativa não se pretende explicar o referencial teórico utilizado, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa.

2 Definição do Problema

O problema é elaborado por meio de um questionamento, formulado de maneira clara, objetiva e suscetível à solução. Gil ressalta que; “somente a partir do momento que o pesquisador tem uma idéia clara daquilo que se pretende fazer a respeito do assunto escolhido é que está em condições de delimitar o estudo”. (2002, p. 62).

O problema delimita a pesquisa e facilita a investigação e antecede as hipóteses de acordo com Oliveira (2002). Já, o autor Gil (2002) enfatiza que a delimitação guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação.

Complexidade da questão:

É vinculada ao processo criativo; não se faz mediante procedimentos rígidos e sistemáticos. A imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo são algumas condições que podem facilitar a tarefa.

Como formular um problema?

a) O problema deve ser formulado como pergunta: O estudante inicia o processo de pesquisa pela escolha de um tema, que por si só não constitui um problema. Ao formular a pergunta sobre o tema, provoca-se a sua problematização. Geralmente o problema é formulado depois de muita leitura sobre o tema, a fim de que o estudante tenha maturidade intelectual (conhecimento sobre o assunto para formular um bom problema), sem esquecer que o problema direcionará sua pesquisa.

b) O problema deve ser claro e preciso: Um problema não pode ser estruturado e formulado de maneira vaga que não é possível imaginar nem mesmo como começar a resolvê-lo.

c) O problema deve ser suscetível de solução: Para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da tecnologia adequada à sua solução. Caso contrário, o melhor será proceder a uma investigação acerca das técnicas de pesquisa necessárias.

d)O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: A delimitação de um problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com