TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES

Ensaios: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA CONCEIÇÃO DE MORAIS FREIRE

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES

Alexânia-GO

2014

MARIA CONCEIÇÃO DE MORAIS FREIRE

PRÀTICAS PEDAGÓGIAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ensino de história e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Seminário VII.

Prof. Cyntia simione, Lilian Gavioli, Andreia Zômpero, Keila Tatiana Boni.

Alexânia-GO

2014

INTRODUÇÂO

O presente trabalho traz respostas de questões de temáticas relacionadas ao Enade onde foram estudadas várias áreas do conhecimento para se chegar as respostas solicitadas, com enfoque a preparação para realização da prova do Enade, recuperação de conteúdos estudados ao longo do curso, podendo dessa forma enriquecer e consolidar o conhecimento, tendo em vista que as questões são relacionadas á ciência nos anos iniciais, ao ensino de história e geografia nos anos iniciais e ao ensino de matemática nos anos iniciais onde o professor deve buscar ensinar estes conteúdos de forma criativa e inovadora fazendo uso da interdisciplinaridade levando o aluno a buscar o conhecimento através de pesquisas enriquecendo assim o seu aprendizado.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES

Sendo o educar a contribuição para que alunos e professores transformem suas vidas em um processo de aprendizagem permanente é necessário que os conteúdos fixos com conhecimentos prontos dêem lugar a processos abertos de pesquisa e comunicação havendo um ensino interativo e diversificado. Podendo o educador/professor usar de inúmeras práticas pedagógicas como: brincadeiras, jogos, construções de maquetes, estudos em laboratório, aula de campo, pesquisas, visitas a museu, parques, exposições etc. levando o aluno a ser um pesquisador e construtor do seu próprio conhecimento desenvolvendo sua autonomia e senso crítico.

A elaboração de projetos voltado ao meio ambiente, levando o aluno a refletir sobre sua realidade ambiental, com observações do meio em que vive promovendo ações concretas e com o envolvimento da comunidade, como: economia de água, coleta, seleção e reciclagem de lixo, visita a reservas ambientais, plantios de árvores, preservação das árvores existentes etc. enfatizando que a vida depende da natureza e a mesma depende de todos nós, desta forma incentivar o aluno a ter consciência e a se importar com o ambiente a sua volta e principalmente o meio em que vive. Dessa forma pode o professor promover a interação do aluno em sala de aula promovendo seu interesse sobre o assunto levando a ser um pesquisador e construtor do conhecimento. E, em diferentes disciplinas poderão ser estudado diferentes formas de ensinar como, por exemplo, em ciências o professor pode trabalhar a água suja que pode ser transformada em água limpa através da decantação e filtração mostrando para os alunos que nem toda água é limpa e que é necessário se preservar o meio ambiente e evitar o desperdício de água. Com a construção de maquetes poderá ser estudado a realidade geográfica do sistema de distribuição de água podendo estabelecer relações entre tamanho real do sistema, sua representação e organização. A excursão a estação de tratamento poderá proporcionar aos alunos conhecimento histórico sendo observados prédios, construções e paisagens por onde passarem questionando valores históricos como a importância do patrimônio material ou cultural, mas também tudo aquilo que um dia foi vivido naquele lugar por alguém e se tornou um documento ou até mesmo lembranças que também não deixa de ser história.

Ao estudar matemática verifica-se que algumas questões são analizadas em conjunto sendo necessário destacar que o sistema de numeração decimal, como o seu próprio nome expressa, é de base dez, ou seja, possui uma estrutura organizada de dez em dez. Além disso, é um sistema posicional, pois o valor dos algarismos depende da posição em que se encontram.

As crianças, ao realizarem uma operação de multiplicação de unidade pela

dezenas devem compreender que o resultado da multiplicação sempre terá como resposta um numeral representando as dezenas, e, em alguns casos o aluno demonstra que pode não ter compreendido o valor posicional do número, revelando uma aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com