TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Dissertações: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O atual Portfólio tem por mérito esclarecer a brinquedoteca, como um espaço privilegiado da criança, dialogar de acordo com sua linguagem, e o brincar é a linguagem da criança.

A brinquedoteca e um espaço bastante rico onde a criança pode brincar livremente, sem regras exageradas. Um local onde a brincadeira lúdica deve ser incentivada.

Pode-se afirmar que refletir sobre a brinquedoteca escolar é fundamental, pois ela propicia um espaço aberto para a aprendizagem do brincar, colaborando com uma nova compreensão sobre o lúdico, um elemento marcado pela imaginação, pela fantasia e pela criatividade, fontes de suporte para a aprendizagem da criança.

Em suma destacar também as diferentes brinquedotecas e suas funções, sempre com o objetivo principal de Oferecer às crianças um espaço especialmente para o brincar.

2.1 DESENVOLVIMENTO

Em nosso município (Planaltina de Goiás) existem aproximadamente quarenta e cinco (45) escolas municipais na qual somente uma delas possui brinquedoteca. Não há brinquedotecas hospitalares, itinerantes, em associações de bairro ou em universidades. Na rede privada são nove escolas, todas com um espaço destinado para a brinquedoteca.

A importância do brincar para a criança tem uma longa historia registrada por pensadores e estudiosos. È verdade que o brincar sofreu grandes transformações no seu processo desde seu reconhecimento como formação do ser humano. Em 1959 a Declaração Universal dos Diretos da Criança reconhecia mundialmente a importância do brinca cujo texto diz, "A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos”.

A Brinquedoteca surge no cenário infantil com várias denominações, a história relata que ela aparece na Inglaterra, na França, na Suécia e no Brasil sobre influências Portuguesa que se instalaram em vários pontos do mundo. Em 1934 em Los Angeles, Estados Unidos da América (EUA) surgiu à primeira intenção de Brinquedoteca, o momento era de crise econômica e aconteciam frequentemente assaltos em lojas de brinquedos por crianças que eram carentes.

O Diretor de uma escola municipal sabendo dos frequentes roubos de uma loja de brinquedos por seus alunos constatou que os acontecimentos, ou seja, os roubos eram decorrente devido da falta de brinquedos às crianças que lá estudavam. Desta forma, o diretor da instituição criou a primeira intenção de Brinquedoteca, dispondo aos alunos, neste espaço, brinquedos.

O reconhecimento do brincar e do brinquedo para o bom desenvolvimento da criança foram tão importantes que em 1976 foi realizado em Londres o primeiro Congresso sobre o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos.

Em 1981 ocorreu o segundo congresso de Brinquedotecas em Estocolmo, na Suécia; em 1987 ocorreu o Congresso Internacional de Toy Libraries no Canadá; em 1990 ocorreu o V Congresso Internacional de Brinquedotecas em Turim na Itália e por fim, em 1993 o Encontro Mundial sobre o brinca na Austrália.

Já no Brasil, em 1971 foi realizada no Centro de Habilitação da Associação de pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, com foco aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Em 1973 a APAE adotou o sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógico.

Em 1984, foi fundada a Associação Brasileira de Brinquedo teca (ABBri) por Nilce Helena da Silva Cunha, com o objetivo de estabelecer parcerias, incentivar e promover o desenvolvimento de estudos relacionados à área e assessorar pessoas e instituição que visavam implantar Brinquedoteca, sem fins lucrativos.

Conforme Ramalho (2000, p. 76), na Escola Indianápolis, em São Paulo, “foi instituída a primeira brinquedoteca brasileira, com propósitos voltados ao ato de brincar, com empréstimos de brinquedos e orientação direcionada à criança, com assistência direta”.

Foi em São Bernardo do Campo, São Paulo que foi implantado a primeira Brinquedoteca pública. Segundo apontamentos no Brasil, existem cerca de 180 brinquedotecas inscritas, desde 2005, em diferentes regiões do país, com variados objetivos e características.

E assim foram tendo reconhecimento mundial e com este crescimento muito pensador e teórico viram uma necessidade de pesquisar e investigar mais o lúdico.

No entanto essas brinquedotecas se tornaram consideradas como um pequeno espaço que permite a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com