TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Artigos Científicos: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

PEDAGOGIA – DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Profa. Maria Clotilde Bastos

RELATÓRIO – DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

3º semestre - PEDAGOGIA

Gesiane dos Santos Justino-RA. 373311

gesiane.justino@hotmail.com

Fabiana Maria de Carvalho – RA. 373261

fabicarvalho81@hotmail.com

Éricka Cristina Cardoso Gonçalves – RA. 373244

kika10_cristina@hotmail.com

Stephanie Laís Palma Santos –RA. 373800

fany.popstar@hotmail.com

Gisele Fernanda Theodoro da Silva – RA. 373322

giselefernandatheodoro@hotmail.com

Pólo Araras/SP

18/04/2013

DIVERSIDADE CULTURAL

Ainda hoje a diversidade cultural é bastante discutida em ambientes escolares, há muitos assuntos a serem abordados sobre o tema, os estudantes ainda estão em processo de formação de sua personalidade e sendo assim a presença das diferenças em sala de aula é importante para a busca dos conhecimentos, tudo isso é essencial para pregar a tolerância e a própria diversidade em sala.

Mas sabemos que o Brasil é um país de grandes diversidades culturais e, portanto a escola precisa tomar seu lugar mediante a essa realidade, mas de formas reais e não apenas teóricas. Isso é um grande desafio, mas a educação de qualidade e integrada é um direito de todos e a escola terá de se adequar as novas situações.

La Taille (1992) fala que o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive.

A escola recebe uma grande diversidade de alunos de diferentes etnias e culturas e, portanto tem a função de seguir uma linha inclusiva e buscar desenvolver trabalhos com conteúdos e experiências vividas pelos alunos, buscando assim um contexto em sala de aula.

Mas como acabarmos com o preconceito em sala de aula? Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Segundo Gomes (2008, p. 17-18)

Como a educação escolar pode se manter distante da discussão da diversidade se a mesma se faz presente no cotidiano escolar (universo escolar) por meio da presença de professores/as e alunos/as dos mais diferentes pertencimentos étnico-raciais, idades e culturas? Qual a dimensão sociocultural da escola?

PROJETO:

Inclusão Social Na Diversidade Cultural

PÚBLICO – ALVO

Educação infantil, maternal II

JUSTIFICATIVA

A opção pelo tema traz a necessidade de trazer conhecimentos e informações a fim de ajudar os alunos a enxergarem uma consciência ampla das questões relativas à diversidade cultural existente no meio o qual o aluno está inserido, tanto na sociedade ao seu redor, quanto principalmente na escola por ele frequentada, para que possam assumir posições coerentes com os valores referentes à sua própria diversidade cultural ou à diversidade do próximo, considerando o fator histórico vivenciado pelo Brasil desde sua colonização. Sendo assim, é essencial plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os adultos conscientes de amanhã, agindo com postura inclusiva, livres de pré-julgamentos anteriormente pré-estabelecidos pela sociedade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

É importante que esse tema seja abordado em sala de aula para que o educador e a escola possam formar futuros cidadãos conscientes e conhecedores da diversidade cultural a qual seu país e sua escola apresentam e as questões que lhe dizem respeito, a fim de ajudar a identificar, respeitar e compreender cada aspecto anteriormente considerado diferenciado, ou até mesmo fora dos padrões adotados pela sociedade. Possibilitando proporcionar ao aluno que ele seja um agente participativo do processo de inclusão social na diversidade cultural, visualizando como principal objetivo uma mudança de comportamento do aluno, o qual está inserido na sociedade.

CRONOGRAMA

Dois dias de atividades com carga horária total de 4 horas, considerando 2 horas por dia de atividade, iniciando a atividade a partir do primeiro dia de aula.

É essencial salientar que o material utilizado será a história e vivência de cada criança ilustrado através de revistas, figuras, imagens, cartazes e desenhos em gerais.

DESENVOLVIMENTO - PRIMEIRO DIA

Após receber e conduzir os alunos ao café da manhã incentivá-los a compartilhar o mesmo espaço, podendo ser a mesma mesa, o mesmo cantinho, os estimulando a se socializarem desde daquele momento. Depois de escovar os dentes, levá-los a um ambiente onde seja favorecida a formação de uma roda, podendo ser sentados no pátio, na sala de vídeo, áudio, etc.

A partir dessa roda, iniciar uma conversação com os alunos o qual cada um irá se apresentar dizendo nome, idade e com o que gosta de brincar. Abordar com os alunos quais foram os tipos de brincadeiras apontadas por eles, evidenciando principalmente as brincadeiras que menos foram mencionadas, mostrando dessa forma que mesmo sendo crianças de uma forma em geral, cada um gosta de um tipo de brincadeira diferente a do amigo, concluindo dessa forma com o grupo que apesar de sermos iguais, ou seja, crianças, ainda assim somos diferentes um do outro.

SEGUNDO DIA

Após o lanche matinal, todas as crianças são conduzidas a sala de arte, onde em grupos formados por no máximo quatro alunos demonstrarão quais são as características familiares de cada um do grupo, utilizando o material disponível na sala de arte, tais como, revistas, figuras, imagens, desenhos, para ilustrar um para o outro quantos irmãos e irmãs cada um possui, se moram com os pais, avós, etc. Após levantarem essas informações, eles compartilharão com o restante da classe as informações as quais o grupo achou mais interessante, ou até mesmo a mais diferente aos olhos deles. No final dessa atividade, discutir com as crianças o que os chamou a atenção em relação à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com