TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Dissertações: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro do âmbito educacional a sociologia para futuros educadores, possa a ser uma disciplina fundamental a instituição educacional, ela é o estudo do comportamento humano dentro de uma sociedade a qual pertence e de outras sociedades que o circunda. Permeia estudar atitudes comportamentais em várias instancias num contexto social que abrange desde seus primeiros convívios que são: Família, a escola, a igreja, os amigos, o trabalho e a comunidades em que vivem, e sua atuação como cidadão no mundo.

A Sociologia da educação investiga e pesquisa as relações, benefícios, controvérsia oriunda através da educação. Ela tem um vínculo muito amplo para transmitir o conhecimento, comportamento, decisões e atitudes de um povo quando analisamos em massa o contingente de pessoas em determinada questões sócio educativa. A educação é a porta de

Entrada para a “liberdade ou alienação”. Ao estudarmos sociologia da educação podemos ver que nossa sala de aula é um subgrupo, que está inserido em um contexto social com suas diferenças, dando suporte para que o educador o entenda para conciliar, e o principal é não ignorar o meio social do qual o seu aluno pertence.

O significado de Sociologia e suas contribuições para a educação

A Sociologia é uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais, ela estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Como é relativa aos fatos e à realidade, não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana, porque esse é objetivo da filosofia e ética social. A palavra "sociologia" foi criada por A. Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do iluminismo A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

Um ponto importante é entender como a sociologia passa a fazer parte da realidade da educação brasileira, do currículo, dos cursos, tendo em vista sempre a democratização do ensino e da sociedade. O processo de construção da sociologia como ciência fundamental para se pensar em educação hoje, foi se construindo a partir de alguns autores como: Augusto Comte, Émile Durkheim, Kall Max e Ma Weber.

Esses autores trazem alguns conceitos como: poder, status, mobilidade, interação e outros mais.

A sociologia nasce enquanto ciência como uma tentativa de explicar as mudanças sociais, num momento de grandes mudanças sociais, marcado pela Revolução Industrial, Revolução Francesa e a Formação dos Estados Nacionais, a chamada Modernidade. “A educação não está deslocada de seu contexto social”

Através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com