TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Escolar: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 2

Preencher o quadro a seguir, registrando a definição de Didática e de Pedagogia antes do

século XX, no século XX e neste início do século XXI.

Ano /época Marco histórico Didática

(Definição) Pedagogia

(Abrangência)

Antes do século XX Revolução industrial Escola tradicional, estudante passivo, aprendia com o processo de memorização. A escola era bem rígida, os alunos eram tratados com seriedade.

Até os anos 80, do

século XX Primeira Guerra Mundial A didática começa a ter um enfoque mais humanista. Uma escola mais ética e cidadã

Anos 90 do século

XX até inicio do

século XXI Clonagem de um mamífero (ovelha Dolly) As atividades passaram a ser mais dinâmicas e participativas Começou a inclusão nas escolas com o objetivo de contemplar a necessidade de todos.

Século XXI até dias

atuais Ataque terrorista que derrubou as torres gêmeas Com o avanço da tecnologia o docente passa estar atento ao novo, buscando melhorar seus conhecimentos, e transmitir aos alunos. Tornou-se um instrumento para a cooperação entre docente e discente

Passo 3

Analisar e comentar a seguinte afirmação, utilizando o gênero dissertativo-argumentativo:

“O processo pedagógico e o trabalho devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do

comportamento, aplicando na prática as contribuições da Biologia, da Sociologia e, principalmente,

da Psicologia” (PLT, HAYDT, 2006, p. 31).

A pedagogia estuda os diversos aspectos do ser humano, o aspecto físico; aspecto moral; aspecto intelectual; aspecto profissional; aspecto social e outros.

A psicologia contribui para a pedagogia e melhora a prática educativa, ela estuda aspectos importantes do processo de ensino aprendizagem, tais como implicação nas fases do desenvolvimento dos alunos conforme as idades e os mecanismos psíquicos presentes na assimilação da matéria e nos desenvolvimentos das habilidades.

A sociedade tem sempre a necessidade de educar, sendo assim não há sociedade sem educação. A pedagogia tem em vista o desenvolvimento integral do ser humano, para que este possa integrar-se no sistema social de que faz parte.

A escola tem que se habitar a cultura dos alunos, ambiente onde vivem a questão financeira da família Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros. 

 Assim, podemos dizer que o fator cultural na vida dos povos, é o que de mais essencial faz perpetuar a sua maneira de ser e de estar no mundo e assim entendemos que a pedagogia como uma ciência humana, precisa de apoio de outras ciências.

Etapa 2

Passo 1

Produzir uma narrativa a partir das lembranças sobre uma aula que marcou sua vida

Eu estava na 6 série, quando conheci a Malu (apelido) nunca ficamos sabendo o nome verdadeiro dela, era minha professora de história.

Ela tinha uma maneira muito especial de ensinar, me recordo dela com profunda emoção.

Ela dizia que história não era carroça abandonada e então em suas aulas ela colocava uma música de Pablo Milanês e Chico Buarque, não me recordo o nome da música.

A aula que mais me marcou foi sobre o Tribunal da Santa Inquisição. Nesta aula ela passou uma dinâmica com o objetivo dos alunos refletirem sobre a situação dos indivíduos daquela época onde a maioria das pessoas que pensavam contra a igreja católica era condenada a morte.

Ela separou os alunos em grupo, os hereges e os católicos e ela era o papa.

O papa fazia perguntas para os alunos que eram os hereges sobre o assunto, se a resposta estivesse errada os alunos eram os católicos escolhia um aluno para dar um castigo que no caso era mastigar um chiclete horrível e azedo, depois trocávamos os papéis.

Foi uma aula incrível que eu jamais vou conseguir esquecer!

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »