TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Escolar: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Pedagogia?

A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças até à escola.

A pedagogia hoje é o especialista em assuntos educacionais, a pedagogia é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo. Tem diversas definições de pedagogia: Pedagogia é a ciência da educação; Pedagogia é a ciência e a arte de educar; Pedagogia é a arte de educar; Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa. (DURKHEIM e RADICE.).

Pedagogia é a teoria da educação. Ora, educação é uma atividade prática. Portanto a pedagogia é uma teoria da prática: a teoria da pratica educativa.

Atualmente o conceito moderno da pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C MATTOS). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia.

A pedagogia como termo provém do grado Paidon (criança) e Agein (conduzir), e podemos definir como a ciência que estuda os processos formativos de todos os seres humanos e essa ciência pertence ao campo das ciências sociais e ciências humanas. Ciência essa que está dirigida especialmente para conduzir aos seres humanos no caminho da independência e que se realizam nos assuntos cotidianos e assuntos dos mais profundos nos termos técnicos que são ensinados por maestros especializados nos assuntos que se

difundem.

A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em pedagogia geral (relacionada com questões universais e globais da investigação e da ação sobre a educação) ou em pedagogias específicas (que têm sistematizado um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas vividas). Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia contemporânea.

É importante distinguir a pedagogia como sendo a ciência que estuda a educação e a didáctica como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem. Como tal, pode-se dizer que a didáctica é apenas uma disciplina dentro da pedagogia.

A pedagogia também tem sido relacionada com a andragogia, a disciplina educativa que se encarrega de instruir e educar permanentemente o homem em qualquer período do seu desenvolvimento e em função da sua vida cultural e social.

A pedagogia é usada no ensino desde os primeiros anos de uma pessoa até o fim da sua vida. A pedagogia dispensa a todos, ensinamentos especializados que devem ser aprendidos com atenção e paciência dentro de um longo processo, no qual se deve, de tempos em tempos, reciclar as informações que recebemos no passado e atualizar. A pedagogia é uma ciência preciosa que valora, sobre tudo, o excepcional labor dos profissionais pedagogos que destrincham os mistérios da vida numa sula de aula explicando aos seus alunos tudo aquilo que foi aprendido durante sua vida acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com