TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Do Oprimo

Artigos Científicos: Pedagogia Do Oprimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico[editar]O livro foi escrito em 1968, quando o autor encontrava-se exilado no Chile. Proibido no Brasil, somente foi publicado no país em 1974.1 Escrito na forma de ensaio, é dividido em quatro capítulos:

Justificativa da pedagogia do oprimido

A concepção "bancária" da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica

A dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade

A teoria da ação antidialógica

A teoria da ação antidialógica[editar]A teoria da ação antidalógica, centrada na necessidade de conquista e na ação dos dominadores, que preferem dividir para manter opressão, deixar que a invasão cultural e a manipulação desqualifiquem a nossa identidade. Após tal critica, apelas e interperla-nos com um convite a unir para libertar, através da colaboração organização que nos conduzirão à sintase cultural, que considera o ser humano como ator e sujeito do seu processo histórico. Ainda mais sobre a teoria antidialógica, Paulo Freire, ressalta que a referida teoria tanto traz a marca da opressão, da invasão cultural camuflada, da falsa admiração do mundo, como lança mão de mitos para manter o status quo e manter a desunião dos oprimidos, os quais divididos ficam enfraquecidos e tornam-se facilmente dirigidos e manipulados.

A teoria da ação antidialógica e suas características[editar]Conquista: a necessidade e conquista se dá desde o mais duras às mais sutis; das mais repressivas às mais adocicadas, como o parternalismo”

Dividir para manter a opressão: na medida em que as minorias, submetendo as maiorias a seu dominio, as e seu poder.

Manipulação: através da manipulação, as elites dominadoras vão tentando conformar as massas populares a seus objetivos. E quanto mais imaturas mais dominadas pelas elites dominadoras que não quererem que se esgotem seus poderes.

Invasão cultural: a invasão cultural é a penetração que fazem os invasores no contexto cultural dos invadidos, impondo a estes sua visão de mundo enquanto lhes freiam a criatividade, ao inibirem sua expansão.

A teoria anidialógica é característica das elites dominadoras. Esta falseia o mundo para melhor dominá-lo, na dialógica exige o desvalamento do mundo. O desvalamento do mundo e si mesmas, na práxis verdadeira, possibilita às massas populares a sua adesão. Esta adesão coincide com a confiança que as massas populares começam a perceber a dedicação, a veracidade na defesa da libertação dos homens.

A teoria da ação dialógica[editar]Paulo Freire ainda enfatiza que se deve trabalhar a teoria dialógica, contrária a manipulação das classes menos favorecidas pelas "cultura", através dos meios de comunicação. A população em si precisa ser conduzida ao diálogo, canal este de libertação da harmoniosa opressão imperante. Haja vista que uma das principais características da ação antiadialogica das lideranças é a DIVISÃO para manutenção da opressão. Em resumo a arma que se tem para combater a manipulação é a teoria da ação dialógica pautada pela organização e síntese cultural.

A ação cultural está a serviço da opressão, consciente ou inconscientemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com