TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia lingua portuguesa

Resenha: Pedagogia lingua portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

a pedagogia é essencial na lingua portuguesa

A atividade de estágio a seguir permite que o estudante compreenda melhor ou diretamente na área onde vai atuar, aprendendo a encarar situações reais do dia a dia em sala de aula de um professor, assim poderá observar as técnicas e métodos utilizados atualmente na alfabetização.

Para os colégios, o estágio serve para avaliar os futuros profissionais.

Portanto, o estagio tem como objetivo especifico, preparar e adaptar o aluno do curso de pedagogia para atuar como professor alfabetizador, assim o aluno terá um ponto de vista, de como aplicar e ensinar os métodos que aprendeu, para seu futuros alunos.

Estar Alfabetizado é:

Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever.

Saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

Assim, nas sociedades letradas, ser alfabetizado é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

Ler e escrever são compreender o conteúdo. Interpretar e poder discutir o tema, são características de um aluno letrado. Ao assumir estas peculiaridades, educador e aluno entram num processo interdisciplinar, no qual a criança compreende que o que aprende nas aulas de Língua Portuguesa pode e deve ser usado em outras disciplinas, ou seja, ela não vai simplesmente decorar uma passagem de História ou nomes de Geografia, mas sim, entender cada fato e interagir com o conteúdo.

No entanto, é preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual aprender a ler e escrever. É função de o professor usar a metodologia da Língua Portuguesa no processo da alfabetização, orientando o aluno ao uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com