TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.102 Palavras (25 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                           POLO: SÃO BERNARDO CAMPO /SP

                              CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

 IRACEMA KRÜGER

RA: 1299119566.

ALFABETIZAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: LAÍS OSSUNA

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

19/11/2016


SUMARIO:

1. INTRODUÇÃO:

 2. DESEMVOLVIMENTO:

 2. 1.  PRIMEIRO - PASSO -   (LDB 9394/96).ARTIGOS 37 e 38;

 2.  2 - Gestão Democrática da Educação;

 2. 3 - Linha do tempo Educação de Jovens e Adultos no Brasil (EJA);

3 – SEGUNDO PASSO: RESPOBDER AS QUSTÔES;

 3. 1 - Quais são os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos?

 3. 2 - Quais as perspectivas de avaliação na EJA?

4. – TERCEIRO PASSO – VARIAÇÃO LINGUISTICA

5. – QUARTO PASSO: PLANO DE AULA;

5.1 – Objetivos Gerais:

5.2 – Objetivos Específicos:

 5.3 – Metodologia:

 5.4 – Recursos:

 5.5 – Avalição:

 6. – QUINTO PASSO: JUSTIFICATIVA:

 7. - REFERÊNCIAS:

1 - INTRODUÇÃO:

             

       Educação de jovens e Adultos (EJA), esta pesquisa foi realizada para aprofundar o conhecimento sobre as características dessa modalidade de ensino. Os desafios que a educação pública no Brasil enfrenta. A realidade social do país e as contradições que levam a buscam pela EJA. A importância da formação e da pratica dos professores de EJA como ferramenta reparadora do individuo. O professor deve planejar suas aulas, levando em consideração todas as particularidades significativas indicadas como necessárias para o sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem.

        Além da pesquisa realizada na EJA, o desafio deste trabalho propõe a elaboração de um Plano de Aula, com o tema “variação linguística” da Língua Portuguesa, que contemplou todas estas considerações a respeito das particularidades da EJA. Identificar as características do educando dessa modalidade de ensino, e a importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual, levando em consideração a realidade cotidiana de acordo com suas necessidades, os objetivos, os conteúdos e as propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA.

           A proposta deste trabalho é a concepção e contribuição de Paulo Freire, buscando fundamentação teórica, refletir sobre as estratégias para melhorar a qualidade de ensino do formador em atuação na EJA, assim como sua importância para Educação. Com base em toda a pesquisa feita no desenvolvimento do trabalho e todas as particularidades tanto do educando quanto da docente da EJA, este trabalho também requer uma contribuição para a reflexão dos educadores sobre a importância do processo avaliativo com vista à emancipação dos estudantes da educação de jovens e adultos para uma sociedade centrada no ser humano. Propõem aos professores o desafio de uma prática avaliativa para além da sala de aula.

           Pauta também A gestão democrática que pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) tanto na construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.

2 - DESENVOLVIMENTO:

2.1 - PRIMEIRO PASSO: (LDB 9394/96). ARTIGOS 37 e 38

              De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), em seu artigo 37º § 1º diz: A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. “Essa definição da EJA nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.”

§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

§ 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

                   Os Cursos Supletivos particulares, que até pouco tempo eram a única opção para que jovens e adultos cursassem principalmente o Ensino Médio (2º grau na época), perderam espaço, embora algumas Instituições continuem sendo referência. Mas, algumas Instituições usam de má fé (se dizem reconhecidas pelo MEC) e oferecem cursos relâmpagos a distancia (com o mesmo currículo do EJA), com custos elevados. Ao final do prazo “prometido” pela Instituição, o educando prestos os “exames”. Não são poucas as denuncias de fraudes e venda de diplomas falsos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com