TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

Por:   •  16/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO Guarulhos

CURSO Pedagogia

Disciplinas norteadoras: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

  Márcia silva de jesus

 8529957759

EJA

Educação de Jovens e Adultos

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: LAÍS OSSUNA

Arujá/São Paulo

                                               

15/11/2016


INTRODUÇÃO

No Brasil e em outras áreas do mundo o EJA serviu como um processo de amadurecimento que aos poucos foi transformando a visão que tínhamos sobre há alguns anos atrás.

Segundo Paulo Freire a pratica educativa reconhecendo-se como prática política se recurso a deixar-se aprimorar na estreiteza burocrática de procedimentos escolares.

Sendo essa visão assim compreendida e colocado em prática a educação pode ser percebida como facilitadora da compreensão cientifica que o grupo pode ter devido suas experiências

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do EJA para oportunidade à aqueles que não conseguiram concluir seus estudos por algum problema ou até mesmo incentivo pois a educação é um direito humano subjetivo previsto em diferentes instrumentos legais,e esta oportunidade de voltar aos estudos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa escolar pois está intimamente ligada a sonhos,expectativas,anseios e mudanças.

DESENVOLVIMENTO

O EDUCANDO DO EJA,REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES

A .educação de jovens e adultos (EJA ) foi regulamentada no artigo 37,da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996.Teve como objetivo atender aos jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos.

A EJA por ter um padrão de leitura escrita,ortográfica também tem interpretação de conteúdos envolvendo as palavras e os discursos.Há três concepções influentes de educação: a metodologia da prática de ensino que tem a utilização de materiais didáticos para facilitar a leitura e também a escrita,a outra é a educação que se baseia no dialogo em processos dialógicos que levam ao desenvolvimento da consciência crítica e a terceira é a prática que tem como foco o conteúdo social.

Os profissionais do eja devem levar em consideração as experiências vividas pelos alunos e em cima disso os incentivá-los a continuar seus estudos.

De acordo com Paulo freire em sua prática pedagógica, a leveza e a alegria estão presentes na música o educador precisa ter criatividade e usar a música como forma de trazer o aluno para a sala de aula ele deverá usar esses meios para se conseguir um aprendizado de forma prazerosa e não cansativa.

A educação por meio da música leva o aluno a se expressar melhor pois tem um desenvolvimento satisfatório e criar laços de amizades nas atividades em grupos e é através de experiências pedagógicas interdisciplinares que se resgatam conhecimentos de culturas letradas e orais.

A música é um elemento importante no processo de alfabetização,quando é usada corretamente como método de aprendizagem mostra um resultado participativo e eficaz por parte dos alunos.

Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamenet aos jovens e adultos,que não poderão efetuar os estudos na idade regular,oportunidades educacionais apropriadas considerando-as características do alunos bem como seus interesses,condições de vida e de trabalho,mediante cursos e exames.

O poder público estimará na permanência do aluno na escola.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O EJA

O aluno já vem já vem para a escola com o domínio da leitura e escrita das operações matemáticas básicas e de alguns conhecimentos sobre a natureza e a sociedade que compõem as disciplinas curriculares.

Os objetivos gerais da educação de jovens e adultos ,é fazer com que o educando consiga dominar a leitura e aescrita,consiga também desenvolver os quatros operações e tenha noção no meio em que vive de sal cultura,de seus direitos e deveres perante a sociedade.

Emilia ferreiro trouxe uma contribuição muito importante para educação de adultos analfabetos analisando a leitura e a escrita percebiam que eles conseguiam fazer uma escrita baseada em seus conhecimentos de língua.Baseado nesse conhecimento de língua é que o educador deverá ensinar a ler e a escrever.

O artigo de 1945,de Lourenço filho com base nos estudos feitos criou o método de leitura de escrita ( Laubach ) que inspirou e deu iniciativa ao ministério da educação de produzir pela primeira vez,por ocasião da campanha de 47 os materiais didáticos especificam para o ensino da leitura e da escrita.

Foi distribuído em larga escala pelo ministério da educação na disciplina de português o primeiro guia de leitura para todos os supletivos do país.Lições que partiram da palavras chaves selecionadas e organizadas segundo suas características fonéticas.

Pra cada área a ser estudada são definidos blocos de conteúdos,para cada tópico há um conjunto de objetivos didáticos que especificam modos de abordá-los em diferentes graus de aprofundamento.

Na disciplina de matemática no estudo de quatro blocos números e operações numéricas,medidas ,geometria e introdução a estatística,das regras de sistema decimal de numeração utilizando as quatros operações  fundamentais( adição,subtração,multiplicação e divisão ) são essenciais à aprendizagem neste nível de ensino e vai além de saber fazer cálculos com lápis e papel. A compreensão do sentido das operações fundamentais inclui os seguintes aspectos:

Reconhecer em situações reais a utilidade das operações:

Reconhecer as regularidades que caracterizam as operações;

Identificar as relações que existem entre elas;

Perceber o efeito que as operações produzem sobre os números.

Utilizando materiais disponíveis como Ábaco,material dourado,o uso de cédulas e de calculadores pode incentivar mais os alunos,para facilitar o entendimento da unidade,dezena e centenas e assim facilitando a construção de noção do sentido numérico e junto com este,a forma e base para o desenvolvimento das estimativas do cálculo mental e do cálculo escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com