TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas obrigatórias para o dossiê

Seminário: Perguntas obrigatórias para o dossiê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Seminário  •  5.492 Palavras (22 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 22

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos a seguir. Se houver mais de um tipo, tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

TEXTO A TEXTO B

TEXTO C

TEXTO D

R: os textos acima apresentam linguagem não verbal. Nesta linguagem as pessoas não se comunicam oralmente, mas sim através de imagens, movimentos, anotações, entre outras.

2. Escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.

R: texto A: a seguinte imagem é uma expressão não verbal. É o desenho de um emotion feliz. Esta imagem geralmente é utilizada, por meio da linguagem não verbal, para demonstrar o sentimento de alegria.

Texto B:a seguinte imagem apresenta um pássaro pousando em um tronco seco. Podemos entender então que esta imagem vem passar uma mensagem de conscientização sobre o desmatamento. Antes o pássaro pousava em arvores verdes e bonitas, e agora só lhe restou um troco seco.

Texto C: esta imagem também passa uma mensagem de conscientização. Apresenta duas crianças plantando uma arvore, passando o recado de que demos plantar e não desmatar.

Texto D: a imagem mostra uma criança com livro, passando a mensagem de que lugar de criança é na escola, tendo acesso a educação.

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplificar com fatos de nosso cotidiano ou da vida escolar como esse processo se concretiza.

R: através de linguagem o homem é capaz de interagir e se expressar na sociedade, e assim é capaz de se impor e modificar o que julga necessário. Por isso é essencial que o homem domine e faça bom uso da linguagem.

Um exemplo que podemos citar, são as eleições, onde o candidato, por meio da linguagem, expõe suas ideais ao eleitores, que por sua vez irão julgar qual é a melhor. Por isso o candidato deve fazer o bom uso da linguagem para se sair bem.

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

R: segue abaixo as três concepções de linguagem citadas por Garaldi:

A:a linguagem é a expressão do pensamento: esta concepção esta baseada em estudos tradicionais, que afirma que quem não se expressa bem não pensa;

B: a linguagem é o instrumento da comunicação: esta concepção esta ligada a teoria da comunicação, que afirma que a linguagem é um meio de comunicação, é como um código;

C: a linguagem é uma forma de interação: alem de transmitir mensagens entre as pessoas, a linguagem propicia a interação humana, onde certas ações só são possíveis através da fala.

5. Conceitue os três tipos de linguagem; em seguida, acesse a Internet e procure dois exemplos de cada uma delas. Não se esqueça de mencionar as fontes consultadas de cada um dos exemplos.

Linguagem verbal: quando utilizamos a linguagem oral ou escrita, utilizamos como código a palavra. É a forma mais comum de comunicação entre as pessoas.

LINK:http://ideiaspraticasparasaladeaula.blogspot.com.br/2014/03/consideracoes-sobre-linguagem-verbal-e.html

Linguagem não verbal: não são apenas as palavras que são usadas para a comunicação. Os movimentos, imagens, anotações, também são um tipo de linguagem.

LINK:http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm

http://monalisadjesus.blogspot.com.br/p/cibernetico-cola.html

linguagem mista: utiliza simultaneamente a linguagem verbal e não verbal.

LINK:http://iamvestibulando.blogspot.com.br/2013/03/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html

http://ataquehistorico.blogspot.com.br/

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Comente a respeito da importância da linguagem para o homem.

R: a linguagem é um instrumento essencial para o homem e para a sociedade. Através da linguagem o homem é capaz de expressar seus sentimento, expor suas idéias, se comunicar, e assim pode transformar a sociedade. Assim é essencial que o homem tenha o domínio e faça o bom uso da linguagem, e cabe a nos professores contribuir para esse processo.

2. Comente a respeito do uso da linguagem verbal e não verbal em sala de aula e qual a importância de se explorar a ambas.

R: a comunicação verbal e não verbal, se completam. Por isso se faz necessário apresentar todos os tipos de linguagem em sala de aula. Pois em todos os lugares nos deparamos com os dói tipos de linguagem, e devemos preparar o aluno para fazer o bom uso das duas. Esse processo deve ter inicio já na educação infantil.

3. Leia o artigo A dimensão social e receptiva do processo de leitura: uma concepção interacionista, disponível em http://www.ufsm.br/lec/02_00/Dioni-L&C4.htm e faça um resumo, aproximadamente de 10 a 15 linhas, sobre a concepção interacionista.

R: os professores possuem a grande preocupação de como o aluno esta lendo, e por isso ele deve repensar a sua pratica em sala de aula e os materiais utilizados.

A teoria interacionalista, afirma que a pessoa adquire a linguagem através da relação mental, que se possui com a linguagem, que é realizada pelo aprendiz e um professor.

A pratica interacionalista é de suma importância no processo de leitura, pois pode esclarecer um texto dependendo da maneira que ele é recebido.

Para Feire só nos tornamos sujeitos a partir do momento em que passamos a refletir sobre sua realidade e se confronta com a mesma.

Para a teoria interacionalista o professor não esta só preocupado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com