TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia perguntas obrigatórias ao dossiê

Ensaio: Filosofia perguntas obrigatórias ao dossiê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Ensaio  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade 1

Questões obrigatórias para o dossiê

1- Afinal o que é filosofia?

R- É comum ouvir o nome filosofia, mas poucos sabem o que é e qual é o seu verdadeiro sentido para a vida. A filosofia como forma de conhecimento nasceu na Grécia. La que os primeiros filósofos enfrentaram seus primeiros desafios: o de compreender o mundo pela razão.

A filosofia não apela ao mito ou ao conhecimento religioso para explicar a natureza ou o homem. Em suma, é um exercício do pensamento. A filosofia é um estudo que tem por finalidade ampliar o nosso conhecimento da realidade, e tem por objetivo de estudo o homem e o universo. O nome filosofia vem do grego e significa “amor à sabedoria”.

2- O que é homem?

R- Homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas linguagens como por exemplo: a escrita, a arte, teatro, pintura, escultura, e muitos outros.O homem é o único ser que pensa, uma vez que é dono da razão e da inteligência, ele se apossa da cultura fazendo com que a linguagem se torne o seu único meio de chegar a qualquer objetivo por ele desejado.

O homem pode ser identificado e caracterizado com um ser que pensa e cria explicações.

3- O que é cultura?

R- Cultura é tudo o que o homem produzir ao construir sua existência: as praticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais.

Cultura é tudo que resulta da criação humana, são as ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimentos adquiridos através do convívio social. Só o homem possui cultura, seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas tem sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

4- O que é trabalho?

R- O trabalho mais que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano, é algo semelhante a arte, onde o homem transforma e é transformado, é a traves do trabalho que o homem coloca suas teorias em pratica. .

Trabalho é qualquer atividade física ou intelectual realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer transformar ou obter algo.

5- Que influencia tem o trabalho dentro de uma cultura?

R- É por meio do trabalho, que o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; pois se relaciona com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.

6- O que se entende por alienação?

R- Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas, uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas, alienação o trabalhador não tem mais domínio nem conhecimento sobre o que produz. Karl Max, preocupava muito com a questão da alienação do homem, pois ela se manifesta a partir do momento que o objeto fabricado se torna alheio ao sujeito criador, ou seja, ao criar algo fora de si, o funcionário se nega no objeto criado, as industrias utilizam a força de trabalho, sendo que os funcionários não necessitam ter conhecimento do funcionamento da industria inteira.

Antes o homem era reconhecido em sua comunidade por aquilo que fazia para garantir sua sobrevivência e a do grupo, agora ele é apenas mais um componente da linha de produção que poderá a qualquer momento ser substituído, descartado e em seu lugar será colocado outro para realizar o trabalho que ele fazia. A alienação se constitui nisto, o ser humano se ve separado do que faz, do que produz do significado daquilo que produz já não o representa.

Questões para saber mais e para os exames

1- Explique as relações entre homem, trabalho, técnica e alienação.

R- Conforme o homem foi evoluindo, ele foi aprimorando e criando novas técnicas, assim fazendo com que o trabalho acompanhasse a sua evolução. Com o trabalho, o homem começou a desenvolver novas habilidades, passou a conhecer as suas limitações, ou seja, começou a ter uma nova visão do mundo e de si mesmo. Após o homem desenvolver toda a sua capacidade de trabalho, e o capitalismo também se desenvolver, surge à alienação, o que faz com que o homem deixe de se preocupar com que faz e não da a mínima importância para o que acontece ao seu redor. Essa pessoa passa a ser “controlada” por uma pessoa que tem mais poder do que ela. O homem acaba perdendo a sua capacidade de evoluir através do trabalho.

2- Qual a influencia da técnica na ciência sociedade.

R- Com a predominância de escravos e servos no trabalho manual, sempre houve uma desvalorização desse tipo de trabalho, enquanto apenas as atividades intelectuais eram consideradas dignas do homem.

No final da idade média surge uma nova visão a respeito da importância da técnica. Antes desvalorizada, ela torna-se o instrumento adequado para transformar o homem em “mestre e senhor da natureza”. Foi com o surgimento da burguesia que essa nova maneira de pensar e agir surgiu.

Ligados ao artesanato e comercio, os burgueses valorizavam o trabalho e tinha espírito empreendedor. O sucesso e o enriquecimento desse novo segmento social passam a exigir cada vez mais o concurso da técnica para a ampliação dos negócios.

A valorização da técnica altera a concepção de ciência. Se antes o saber era contemplativo, o novo homem busca o saber ativo, conhecimento capaz de atuar sobre o mundo, transformando-o. Essa nova mentalidade permite o advento da ciência moderna. São profundas as alterações provocadas pelo advento da tecnologia em todos os setores da vida humana.

As transformações da técnica alteram as relações sociais. Enquanto o mundo agrícola e artesanal é marcado pela tradição e fixa o homem ao campo, o advento das fabricas, no século XVII, estimula o aperfeiçoamento das maquinas e acelera o crescimento das cidades. Estabelecem-se novas relações de produção com o aparecimento da classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com