TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PENSANDO SOBRE O INDIVIDUO

TUTORA ANA ROBERTA V. DE ALCANTARA

EDJEAN RODRIGUES MORAES DE SIQUEIRA

RA: 4236820844

RIO GRANDE, 02 DE MAIO DE 2015

Pensando sobre o indivíduo e seu comportamento e princípios éticos

        Me baseando na incoerência de princípios éticos referente a inúmeras situações negativas, pelas quais vem passando a Petrobras nos últimos tempos de toda sua história como forte, produtiva e símbolo de empresa em constante ascensão, tenho ela como base explicativa sobre padrões éticos e morais pelos quais somos complacentes ou totalmente contra, ao que é ou não um comportamento ético aceitável dentro de cada indivíduo.

        Visto que vem ocorrendo vários descasos para com o pagador de impostos, que se sente cada vez mais lesado perante a situação pela qual a Petrobras vem agindo, manchando sua imagem pública e criando uma máscara de falsidade a cada instante, tentando ainda mostrar uma imagem que já não é mais tão bem vista aos olhos do povo. Mas de onde surge esses maus atos pelos quais a empresa vem denegrindo sua imagem e sujando também a imagem de um país aos olhos do mundo, causando uma reputação cada vez mais corrupta perante toda a população brasileira? Podemos criar padrões morais dentro de uma organização, mas dificilmente serão seguidos se o exemplo não começar do topo da cadeia empresarial.

        Será que a base dessa imoralidade começa pelo colaborador que está vinculado apenas a uma ação ou função, ou surge pelo porte alto da organização, que é quem dita as regras e aplica a forma pelo qual deve ser processado o trabalho? Muitos trabalhadores da Petrobras se encontram revoltados com o descaso que vem acontecendo de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, desvios, e tantas outras coisas que vem sendo reportadas pela mídia nos últimos dias. Mas em sua maioria esses vícios de má conduta são praticados por cargos políticos dentro da organização, que sabem que nada é feito contra eles, e que isso é normal, isso faz parte, e assim continuamos vítimas das circunstancias do dia a dia, vítimas do que já é comum no país.

        Eu trabalho com contabilidade, onde muitas coisas que ocorrem na empresa não estou de acordo, e em sua maior parte não está vinculado ao trabalho realizado para com terceiros, e sim atitudes internas dentro da organização. Como criar uma política contra o desperdício se você desperdiça em excesso, como criar uma política contra fofoca se você fica falando mal de funcionário, como criar uma política sobre honestidade no trabalho se você passa a mão por cima de uns e incrimina outros? O mau exemplo é o principal fator que leva a falta de ética dentro das empresas, causando o mau habito a ser seguido. Como um colaborador pode remar contra a maré, indo contra os princípios que vem sendo seguidos, digo seguidos porque não são os mesmos escritos ou em pautas de reuniões, indo sozinho contra tudo o que vem acontecendo dentro da empresa do estratégico até o operacional? São atitudes dessas que muitas vezes sujam a imagem de uma empresa de grande porte, tornando extintas outras empresas menores, pois a ética e a moral tem que partir de quem comanda, de quem crias os padrões éticos de uma empresa.

        A pessoa que cumpre ordens está na empresa porque precisa, e se já não é uma pessoa correta, já embarca no mau comportamento gerando mais corrupção. Sendo que a ética surge em casa, se você não é correto em determinado lugar, você não é correto em lugar nenhum. Meu pai é funcionário da Petrobras, e sempre me mostrou o que é certo ou errado, o que é correto para com o próximo e o que não é, e mesmo assim faz parte de uma empresa que anda ultimamente mau falada e mau visada. Sendo que as pessoas que estão sendo condenadas pela justiça, nunca colocaram os pés dentro de um navio da empresa, muitos funcionários nem sequer as conhecem, ou nem sabem como chegaram até o cargo onde estão. Empresas públicas sofrem o descaso da falta de ética diariamente devido a impunidade que ocorre para com seus subordinados, tornando o serviço cada vez mais improdutivo, sendo as empresas privadas mais focadas ao descaso para com quem recebe o serviço ou produto, ali corre-se o risco de demissão ou punição.

        Quando uma empresa não passa que está sendo correta para com o próximo, a má imagem vai crescendo a cada instante, criando um círculo vicioso e má conduta dentro das organizações. Quando um funcionário expõe seu colega de trabalho a uma situação de incompetência, para se promover na falha do outro, isso foge dos padrões éticos, e vai do gestor ver isso como uma situação inadequado ou como competitividade dentro da empresa. Caso o gestor enxerga como positiva essa situação, ele está se mostrando de acordo com o funcionário que não está nem ai para empresa a não ser olhar para si mesmo, ignorando o coletivo e agindo de forma egoísta dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com