TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I Gestão Financeiras Universidade paulista ( unip)

Por:   •  12/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

      UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

Tábala Freitas da Silva

2141392

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a empresa: padaria Cantinho Doce, de forma sistêmica comparando as práticas adotadas pela empresa com as teorias estudadas no curso de gestão financeira na universidade paulista (Unip) no polo de Ivoti RS.

Esta pesquisa visa comparar as técnicas usadas no dia a dia empresarial com os fundamentos técnicos aprendidos. Afim de agregar conhecimento e obter uma noção prática de rotinas básicas de uma empresa.

Usando a metodologia de pesquisa bibliográficas e entrevistas e analise presencial da empresa o presente estudo mostra de maneira clara e objetiva, os tópicos estudados nas matérias de fundamentos da administração, comunicação empresarial, e técnicas da informática  

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
  1. Apresentação da empresa

Padaria cantinho doce. O estabelecimento em questão está localizado na cidade de Ivoti RS, e é referência no ramo, destacando-se por ter grande variedades de produtos e contar com café colonial semanalmente. comandada atualmente pelo senhor Péterson Chitolina, apresenta grande preocupação com a satisfação de seus clientes e funcionários, além e manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

A empresa atua no ramo alimentício a mais de 5 anos. E hoje em dia está em primeiro lugar na pesquisa de satisfação feita pela pagina viver em Ivoti realizada em de janeiro de 2021.

[pic 2]                                          Figura 1- fachada da empresa.

 a

  1. Estrutura organizacional.

Estrutura organizacional consiste no modo que uma empresa se organiza de forma departamental e hierárquica, visando sempre a comunicação entre os setores, essas “divisões” são realizadas de a acordo com as tarefas a serem realizadas por cada setor, afim de otimizar os resultados e facilitar a execução de tarefas,

A padaria cantinho doce é uma empresa de pequeno porte deste modo conta com poucos colaboradores em seus setores sendo estes; direção, gerencia produção, atendimento ao cliente e limpeza.  

Deste modo a empresa conta com um diretor senhor Peterson que é responsável pela administração, contratação, analise de resultados, negociação com fornecedores, análise de desempenho, tanto financeiro quanto de seus colaboradores, além da divulgação de sua empresa, Etc.

A gerencia fica sob responsabilidade de uma só funcionaria, que é responsável pela abertura de caixa, organização de pedidos, conferir estoques, e resolver possíveis problemas com clientes ou entre funcionários.

Produção; conta com 8 colaboradores que são responsáveis pela confecção dos produtos que serão vendidos na padaria e também os que serão oferecidos no café colonial.

Atendimento; conta com 8 funcionários responsáveis pelo atendimento ao públicos, organização do espaço, caixa e reposição de produtos.

Limpeza; conta com uma funcionaria responsável pela limpeza e higienização do espaço.    

1.4 modelo administrativo  

A partir de pesquisas realizadas e da observação dos processos administrativos desta empresa pode-se dizer que a empresa se enquadra no modelo de administração

Clássico já que todos os processos gerenciais e de recursos humanos são realizados pela mesma pessoa. E os demais processos burocráticos e contábeis são realizados de forma terceirizada por uma empresa contábil.

De acordo com Dalmolin (2007, p.3) Teoria Clássica da Administração, a qual foi idealizada por Henry Fayol, caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da máxima eficiência.

 

2. comunicação empresarial

2.1 tipos de comunicação

Comunicação é toda forma de expressar uma ideia para determinado público. Esta no entanto pode ser realizada de forma visual, através de estampa disposição do ambiente, organização, higiene, e apresentação de produtos. Ou de forma não visual através de sonorização, aromas, sabores entre outros. Desta maneira fica evidente que a padaria preocupa-se muito com a comunicação com seus clientes e funcionário e tem investido grande parte de seu tempo e seus recursos neste tópico. Em questão

Segundo Peterson” a forma como meus clientes veem minha empresa é muito importante, assim nos esforçamos ao máximos para oferecer o melhor atendimento, e o melhor conforto para quem frequenta nosso espaço”

Isso é perceptível pela comunicação não verbal, já que assim que o cliente adentra o espaço percebe um ambiente acolhedor, confortável e organizado que deixa claro  toda a mensagem que o diretor quer passar.

Já no atendimento essa ideia é reafirmada, tendo em vista que o atendimento é feito de forma rápida e eficaz, dando ao cliente a certeza de sua importância naquele ambiente.

2.2 canais de comunicação

A empresa conta com os mais variados meios de comunicação, a comunicação direta com clientes e funcionários, é muito utilizada. Já que a empresa é do ramo comercial e tem porte pequeno.

 Entretanto já eram investidos grandes esforços na comunicação virtual, o que só se intensificou mediante a pandemia do corona vírus que se iniciou em 2020. Com a impossibilidade dos clientes frequentarem a pandemia como era feito antes o whatsapp tornou-se um aliado. E o mais usado na rotina deste estabelecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com