TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Aula

Ensaios: Planejamento De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2013  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  4.516 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto: Dança na Escola

Participantes: Ensino Fundamental I (5 a 10 anos)

Duração: 09 Aulas

Aulas:

Danças

Justificativa:

Sabemos que as ações físicas têm grande significado para os jovens. Seus movimentos, às vezes aparentemente exagerados, podem traduzir a vontade de dominar um espaço ainda desconhecido e instigante ou buscar relações possíveis entre seu corpo.

A dança é, sem dúvida, uma das maiores manifestação e expressão do movimento humano.

No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. Além disso, a dança, como processo performativo, está ligada à estética e à plástica, podendo trabalhar não apenas com o movimento, mas com sensações e sentimentos.

Seja a clássica, o balé, popular, a dança de rua ou folclórica, como a chula, o fandango, o forró e o baião, a dança é um forte estímulo de percepções sensoriais.

Objetivo Geral

A dança nas escolas ela proporcionara para o aluno aspectos positivos, através da dança pode-se trabalhar o controle motor, equilíbrio, noção de espaço, e essencial nos conhecimentos de ritmos, movimento corporal, repertorio e instrumentos musicais, a dança auxilia no aspecto social e cultural.

Objetivo Específicos:

• Oferecer aos alunos, quaisquer que sejam suas aptidões, a oportunidade de lidar com a música em seus aspectos rítmico, melódico, harmônicos, formais e expressivo, fundamentais para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento abstrato e do raciocínio lógico.

• Valorizar as criações musicais tradicionais e atuais (locais, regionais, nacionais e internacionais), ampliando o repertório musical dos alunos, para que possam apropriar-se da música como bem cultural significativo para sua formação e fruição.

• Criar grupos musicais instrumentais e/ou vocais para execução de músicas especialmente criadas e/ou arranjadas pelos alunos e/ou professores.

• Criar trilhas sonoras para diferentes manifestações de dança, teatro e audiovisual.

• Experimentar movimentos variados, considerando as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.

• Selecionar gestos e movimentos, recriando-os, mas mantendo as características individuais.

Metodologia: As atividades em grupo, atividades individuais, atividade expressivas e atividades rítmicas.

Conteúdo: Atividades para ritmo, como dançar, pular e alongar com diferentes estilos musicais.

Materiais Utilizados: Som, CDs, DVDs, instrumentos musicais, Câmera fotográfica, Filmadora, fotos.

Avaliação: Desenvolveremos aulas com musicas de vários ritmos, para que os alunos explorarem vários movimentos, ritmos e expressões. Para realizar a avalição será preciso fotografar ou filmar a 1ª e a 8ª aula, os alunos dançando e mostrar para eles, pedindo que comentem a experiência. Observando se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança.

Aula 1:

Elementos da dança

Objetivos

• Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança.

• Ampliar o repertório de movimento.

• Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo.

Conteúdos

• Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar).

Ano

1º ano

Tempo estimado

1 aula

Material necessário CDs de música e aparelho de som, filmadora ou máquina fotográfica, bonecos dobráveis e DVDs de dança contemporânea.

Desenvolvimento

• 1ª ETAPA

Organize uma área livre para dançar. Descalços e concentrados, todos devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé).

• 2ª ETAPA

Leve para a sala bonecos dobráveis e peça que todos explorem e brinquem com as formas. Depois, sugira que caminhem mexendo cabeça, membros e tronco. Forme duplas para que um pesquise o corpo do outro. Que partes se articulam?

3ª ETAPA

Leve vídeos de dança contemporânea (como os do Grupo Corpo) para a apreciação da sala. Questione: o que mais chamou a atenção? Quais elementos da dança foram identificados? Que formas se criaram com os corpos?

Aula 2:

Apresentação de Quadrilha Junina

Objetivos

• Montar uma coreografia para ser apresentada na festa junina.

• Desenvolver a noção espacial (do aluno em relação a ele mesmo, em relação aos outros, em relação ao espaço de apresentação e em relação à plateia) e a noção rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical).

Conteúdo específico

Quadrilha Junina nordestina

Anos

1º ao 5º ano

Tempo estimado

5 aulas

Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com