TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Escolar

Artigo: Planejamento Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento escolar e a qualidade das aprendizagens

O planejamento caracteriza-se, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar. O planejamento escolar é uma das formas de organizar as práticas educativas, bem como as atividades de ensino e aprendizagem, e de atribuir intencionalidade pedagógica às ações educativas. A aplicação da metodologia de planejamento nos orienta na análise da realidade, para levantar dados que sustentem na tomada de decisões objetivas sobre as ações a serem tomadas e os recursos a serem utilizados. Assim, podemos agir de maneira mais competente. Consideramos como planejamento estratégico o esforço disciplinado e consistente, destinado a produzir decisões fundamentais e ações que guiem a organização escolar, em seu modo de ser e de fazer, orientado para resultados, com forte visão de futuro. É importante evidenciar os aspectos fundamentais expressos neste conceito a disciplina e a consistência, que se contrapõem ao trabalho reativo, aleatório e baseado em impressões vagas e dispersas da realidade; a tomada de decisões, que depende de um julgamento avaliativo de dados e informações objetivos, completos e corretos sobre a realidade interna e externa da escola; a orientação para resultados, com forte visão de futuro, que pressupõe o enfoque na transformação da organização escolar, para que não apenas acompanhe a dinâmica social, mas se antecipe a ela, como condição para que se ofereça aos alunos um processo educacional significativo. Só poderemos fazê-lo, mediante uma metodologia adequada, e a do planejamento estratégico. Aplicá-la é nossa responsabilidade, a fim de que possamos oferecer para nossa comunidade um ambiente e um processo escolar de qualidade, capaz de promover aprendizagens efetivas.

Para Padilha (2001, p. 30), Planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concentração de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. Além de aprendermos que o planejamento fornece a reflexão sobre a prática educativa e, dessa forma funciona também como um instrumento de aprendizagem. Quando planejamos fazemos uma série de relações entre conhecimentos teóricos,científicos e conhecimentos práticos de nossa experiência pessoal e profissional. O planejamento é importante, pois ele ajuda a aprender coisas tão importantes como à relação ensino-aprendizagem. Contudo a pesquisa vem refletir a importância do professor fazer uso do planejamento na prática das suas atividades profissionais já que o planejamento escolar é um instrumento facilitador do trabalho docente ele conduz ao debate, a reflexão e a melhoria da qualidade de ensino.

E nesses termos a formação profissional do educador se constitui em um problema: fornece técnica de ensino – receitas, mas não conhecimento que o embasa e conscientiza para sua prática do planejar. Portanto, pensar a prática pedagógica se torna um reflexo da formação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com