TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Escolar

Exames: Planejamento Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do planejamento escolar

0 COMMENTS Livros - Resenhas / Sinopse

Segundo o autor Líbano, “Planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.

Portanto o plano de ensino, o plano de aula e o de escola constituem modalidades do planejamento, que vem a ser um modelo de articulação do professor e do núcleo gestor de acordo com o contexto social. A ação de planejar visa refletir objetivos, conteúdos, métodos e etc.

Algumas funções destacam-se bem no que tange o ato de planejar, tais como: O processo de participação democrática; Objetivos e métodos de organização; Coordenação do trabalho; Condições sócio-culturais do aluno; o inter-relacionamento; O aperfeiçoamento do conteúdo e a Facilidade ao selecionar e preparar a aula.

Os planos como instrumentos para ação exigem uma seqüência lógica para ser bem desenvolvidos e funcionam comoguia de orientaçãovisto que, orientam e estão sempre abertos a novas práticas; aordem seqüencialé que permite o progresso do docente; através dele deve-se terobjetividade, ser prático, direto e há um interesse especial, que venha a superar os pressupostos.Dentre os instrumentos para ação o desenvolvimento do planejamento escolar estão também inseridos acoerênciae aflexibilidade.Sendo que coerência é a relação que deve existir entre as idéias e a prática, tendo uma lógica entre os componentes do plano. Para conseguir dos alunos uma certa autonomia de pensamento, capacidade de raciocínio, devemos programar tarefas onde os alunos possam desenvolver ativamente os propostos na elaboração do planejamento.

No que se refere a flexibilidade do planejamento nota-se que o mesmo poderá ser modificado no decorrer do ano letivo, pois ele é tido como um guia e não como algo inflexível. Com o passar das aulas e com o andamento da absorção do conteúdo por parte dos alunos o plano irá passando por adaptações de acordo com a situação da turma. Portanto Não existem métodos e estratégias aplicáveis para qualquer classe ou professor. São as vivências em sala de aula que vão regulando as ações.

O planejamento deve ser um momento de reflexão sobre ações executadas anteriormente para se projetar novos caminhos. É hora de repensar atitudes que não deram certo, rever possíveis acertos, vislumbrar possibilidades...

Planejar requer pesquisa, estudo, traçar de planos a médio e longo prazo, definidos, levantamento de recursos humanos e materiais necessários à ação.

Dessa forma, torna-se imprescindível que haja planejamento por parte de todos os gestores e educadores da escola, visto que ele permitirá ao quem planeja tornar-se conhecedor do projeto a ser executado.

“Como tornar proveitoso o trabalho de planejar, que vai influir no rendimento do ano todo? Devemos seguir o roteiro abaixo relacionando:

1 – Do balanço do ano que passou à reflexão em grupo.

v Depois de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com