TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Eja

Trabalho Escolar: Plano De Aula Eja. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  2.021 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

POLO MACE

PEDAGOGIA

DIDÁTICA

PROFA. MA. AUSDY CASTRO DOS SANTOS

TUTORA PRESENCIAL: EDILEUZA FERREIRA GONÇALVES

TUTOR A DISTÂNCIA: RODRIGO MEDEIROS

Lucicléia Cardoso da Rocha - RA 376871- lucicleiacardoso@hotmail.com

Roseli Fátima dos Santos – RA 350347 – rosefs1968@hotmail.com

Bianca Marques – RA 359094 – biancamarques2012@hotmail.com

Raquel Helena da C. Nascimento - RA 384869- quelerique18@gmail.com

Sueli de Barros Leite – RA 360948- sueli_79@hotmail.com

CAMPO GRANDE

24 DE NOVEMBRO DE 2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar como é feito um planejamento de aula, e quais seus aspectos e procedimentos de ensino. No mesmo terá a diferença entre a didática teórica e a didática prática.

O PERFIL DA TURMA

Juntos com os meus colegas de grupo decidimos ir em busca de uma escola particular na área mais afastada do centro da cidade. Fomos observar uma sala do 4º ano do ensino fundamental período matutino. Constamos que a sala pesquisada e observada tem uma quantidade boa para a professora poder trabalha a sua forma de ensino, a sala possui 14 alunos frequentes, com idade entre 8 a 10 anos de idade.

Esses alunos apresentam uma boa aprendizagem no geral de uma sala de aula para esta faixa etária, alguns alunos se destacam na facilidade de aprendizado e com uma comunicação bem adequada para a idade, mas há outros que são um pouco mais tímidos como em toda sala de aula, mas com uma boa convivência vão se soltando no decorrer do ano letivo.

Como toda turma tem alunos que chamam a atenção em sala, mas a professora consegue lidar muito bem com a galerinha, eles a respeitam e ela respeita o desenvolvimento de cada aluno. A turma observada tem um bom espaço para a realização das atividades, os alunos contam com lousa e carteiras em bom estado, com salas climatizadas, sala de informática, para o aprendizado contam com livros atualizados, apostilas e datashow.

Os alunos apresentam uma boa organização para realização de atividades em grupo, respeitando a professora e o aprendizado dos coleguinhas, a educadora promove este tipo de atividade no mínimo três vezes na semana para incentivar o trabalho de equipe em seus alunos.

Pelo menos uma vez por semana eles frequentam a sala de informática para aprender, fazer pesquisas de uma forma segura, também tem auxilio de jornais e revistas nacionais e da nossa região onde consegue fazer bons trabalhos em equipe.

O TEMA DA AULA: LÍNGUA PORTUGUESA

Nesse tema teremos como conteúdo a leitura e compreensão do gênero contextual informativo e ficha técnica.

ASPECTOS DISCURSIVOS TEXTUAIS

• Interpretação das informações dos textos;

• Estabelecimentos de relações entre conhecimentos prévios e informações novas trazidas pelos textos;

• Identificação das características dos textos informativos em estudo, esquema e ficha técnica;

• Leitura de textos para conhecer e identificar características de diferentes espécies animais.

ASPECTOS LINGUÍSTICOS

• Percepção do uso de palavras no singular e plural;

• Identificação de palavras derivadas.

ASPECTOS ORTOGRÁFICOS

• Utilização da letra U depois da letra Q;

• Percepção de que o som da letra C, quando seguida pelas letras U, O, A, é parecido com o som das letras Q, U.

Ensinar Língua Portuguesa é ensinar a pensar, a refletir, a construir os sentidos do texto, a organizar o pensamento, a argumentar, a expor, a exprimir sensações, emoções, opiniões e sentimentos.

Ensinar Língua Portuguesa é programar atividades de reflexão e uso da língua que possibilitem aos alunos o saber ouvir, a produção de discursos variados e adequados a diferentes situações, a ação sobre o outro falando e escrevendo, a tomada de consciência do funcionamento da língua.

As atividades gramaticais conduzem os alunos a refletirem sobre o funcionamento dos elementos linguísticos, de modo a reconhecê-los na língua em uso: ler, escrever, falar e ouvir. Partindo ainda do pressuposto de que sem gramática não há língua e sem língua é impossível produzir sentido. E nos textos e por meio deles que o sujeito vai adquirir a competência de operar criativamente e criticamente os fenômenos linguísticos.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

Ler para aprender é o objetivo que orienta todo o trabalho do professor. Desse modo, definiu-se como ponto de partida o tema “animais”, o qual costuma ser de interesse dos alunos. Nesta aula eles utilizaram a leitura e a escrita de textos com função informativa, tais como: esquema e ficha técnica, identificando suas características e o que a deferência de outros gêneros já conhecidos.

Também tiveram acesso às funções, organização, vocabulário próprio, estilo impessoal e pouco adjetivado desses textos. Aprenderam que a função predominante deles é informar, que sua organização esta orientada para esse fim e, ainda, que apresentam um vocabulário especializado, própria da área de conhecimento na qual se inserem e do tema abordado.

OBJETIVOS DA AULA

Para criar condições de ler para aprender na escola, é essencial que se concebam o uso da leitura e da escrita como conteúdo de ensino e instrumentos de aquisição do conhecimento sobre o mundo social e natural. Desse modo, espera-se que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com