TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Ensino

Dissertações: Plano De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

ACADÊMICAS

JESSICA PESSOA SIMEÃO – LENICE DE LIMA CARDOSO ZENILDA FERRARI DE OLIVEIRA

CADERNO DE PRÁTICA

Trabalho referente ao Caderno de Prática do 2º Período e 3° Período de Licenciatura em Pedagogia, apresentado ao Centro universitário Claretiano para a disciplina planejamento Educacional como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Eunice Regina de Toledo.

curso Licenciatura em Pedagogia

Disciplina Planejamento Educacional

Professor Responsável josiane t.b

Turma 02/1J

Turno EAD

Título do Projeto “Plano de Ensino”

Período 2° Período e 3°

Alunos do Grupo Jessica pessoa simeão RA1072582

Lenice de lima Cardoso RA 1072786 zenilda Ferrari de oliveiraRA 1071139

Data início do Projeto 20/03/2012

Data término do Projeto 30/03/2012

Atividade de Prática ( x ) Atividade Teórico Prática ( )

Relatório de observação e avaliação de um Projeto Político Pedagógico

Nas observações realizadas foram constatados que a escola Municipalizada de Ensino Fundamental 13 de Maio, Entidade Mantedora Prefeitura do Município de Porto Velho. Criada pelo Decreto Estadual n° 4441 de 27 de Novembro de 1.989, com decreto de denominação da Prefeitura de Porto velho n° 7930 de 20 de Dezembro de 2.000, educação básica em Educação Infantil, Ensino Fundamental 1° ao 9° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo de assegurar um ensino de qualidade, realizar o trabalho educacional de forma transparente, segura e responsável, respeitar os alunos, pais, comunidade e equipe escolar; favorece meios para que o aluno possa progredir no trabalho e em estudo posteriores; e garantir a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. Seus dados estruturais estabelecem diretrizes norteadoras administrativas e pedagógicas que visam contribuir para uma gestão verdadeiramente democrática e inclusiva, a comunidade escolar desta unidade de ensino, parâmetros educacionais dinâmicos,que baseados em dispositivos legais, produzirem através de uma série de estudos e debates, o seu inédito projeto político – pedagógico, que traz no seu bojo, o compromisso e a responsabilidade de construir os caminhos de uma escola cidadã, inteiramente voltada para as peculiaridades regionais da nossa gente.

Seus objetivos de ensino foram ministrados com base nos seguintes princípios:

• igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

• liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

• pluralismo de ideias de concepções pedagógico;

• respeito ao profissional da educação escolar;

• gestão democrática, na forma da lei de Diretrizes e Bases, n° 9.3934, de 20 de Dezembro de 1996, da Lei Complementar Municipal n° 282/2004, de 17 de Julho de 2004 e legislação do sistema de ensino;

• garantir o padrão de qualidade,

• vínculo entre educação escolar, o trabalho as práticas sociais.

• Vinculo com os pais

A Escola Municipal 13 de Maio contribui para o programa de projetos sociais que envolvem; Mais Educação, Segundo Tempo e Escola Aberta, judô e capoeira contribuindo, desse modo, tanto para diminuição das desigualdades educacional, quanto para a diversidade cultural. Em sua elaboração PPP apresentava também membros como, pessoal de apoio e Técnico Administrativo fazendo parte de uma coletividade. Contida em disciplina, conteúdos programáticos, objetivos gerais e referência bibliográfica de acordo com educação básica em Educação Infantil, Ensino Fundamental 1° ao 9° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo geral da Escola Municipal 13 de Maio relata em desenvolver a reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizarem, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais. A família, a escola, o campo e a cidade são esferas de vida humana que comportam inúmeras relações.

Com base nessas observações, o Projeto Político Pedagógico, foi incorporado á proposta pedagógica da escola, na parte de caracterização da unidade de ensino, oferecendo dados para um novo programa de metas e estratégicas a fim de que nos aproximemos cada vez mais do ideal de escola que nos propusemos a ser.

Relatório de Observação de um plano de ensino

As observações a qual foram realizadas, concluímos que o PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Municipal 13 de Maio relata percepções definidas convincentes ao plano de ensino elaborado pela Professora Aparecida Novais 2° Ano e devidamente assinado e aprovado.

Neste plano de ensino o qual foi analisado em conjunto por nós acadêmicas Jessica, Lenice, e Zenilda sua proposta pedagógica estava definida conforme o PPP desta escola. Seu objetivo de elaboração visa em uma formação de aluno apto para desenvolver atividades em um aprendizado eficaz, o qual foi adaptado as necessidades que possam surgir no decorrer do período.

A elaboração do plano de ensino da professora aparecida novais que lecionava no 1° Ano B, apresentava o objetivo geral da disciplina, conteúdos, habilidades, situação didática, recurso, avaliação na seguinte disciplina, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciência, Arte e Ensino Religioso.

É importante ressaltar que, a avaliação foi feita continuamente, observando a participação, interesse, frequência e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com