TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de aula sobre o princípio de ensino

Resenha: Planos de aula sobre o princípio de ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA SOBRE OS PRINCIPIOS DIDATICOS

As situações criadas pelo professor, em sala de aula, devem ser sempre agradáveis e significativas, não se perdendo de vista a objetividade e a clareza ao promoverem-se atividades de linguagem escrita, de leitura ou de qualquer outra forma utilizada.

O plano de aula desenvolvido foi baseado nos dados fornecidos por uma professora do ensino fundamental de uma escola pública municipal.

A aula foi preparada para alunos do Ensino Fundamental I, 4º/ano, com idades entre 9 e 10 anos. São alunos de um bairro pobre composto de 18 meninas e 13 meninos na sala de aula escolhida, apesar de ser um bairro de classe menos favorecido, a escola possui biblioteca, sala de computadores, Datashow, materiais pedagógicos á disposição dos professores e alunos. As salas possuem tamanho adequado para formação de grupos, os alunos possuem acesso á internet, á livros, jornais e revistas.

A aula proposta tem duração de uma aula de 50 minutos. O tema escolhido foi Libras, tendo em vista que os alunos até então não tiveram acesso nem incentivo para aprender sobre esse tema. A proposta foi adicionar o tema na aula de português. Nesta aula o objetivo é despertar o aluno para a importância da comunicação,

• Despertar o interesse de se comunicar de outras formas, conhecer Libras,

• Reconhecer Língua Brasileira de Sinais como parte integrante da Língua Portuguesa,

• Comunicar-se através de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes.

• Expressar-se através da Linguagem não verbal.

Pura (1989, p. 21) diferencia didática teórica e prática:

Didática teórica é aquela desenvolvida nos programas da disciplina, segundo

pressupostos científicos que visam à ação educativa, mas distanciada desta. São

pressupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torná -los mais eficientes. Didática prática é aquela vivenciada pelos professores nas escolas a partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou experimentados em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.

Dessa forma, a seleção, bem como a organização dos conteúdos, não compete ao professor, pois ele já os recebe organizados, padronizados, por meio dos manuais e livros didáticos. Cabe ao professor apenas a atividade prática que se refere à aplicação da teoria produzida por coordenadores. Apesar de usar técnicas próprias não se pode fugir dos objetivos e conteúdos pré-definidos.

O planejamento é fundamental, pois, ele é uma ferramenta de trabalho, com ele pronto

a aula fica mais flexível e o trabalho bem mais rentável e fácil de administrar, planejar é estudar, organizar, coordenar ações a ser tomado para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo, o planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar

Para garantir a eficácia do recurso didático, o professor deve também conhecer a aplicabilidade e funcionalidade, tendo o cuidado de testá-lo com certa antecedência, evitando, assim, a improvisação. O professor, ao planejar o trabalho, deve estar familiarizado com o que pode pôr em prática, de maneira que possa selecionar o que é melhor, adaptando tudo isso às necessidades e interesses de seus alunos. Na maioria das situações, o professor dependerá de seus próprios recursos para elaborar seus planos de trabalho. Por isso, deverá estar bem informado dos requisitos técnicos para que possa planejar, independentemente, sem dificuldades. A escola para qual foi planejada a aula possui salas próprias, instalado o Datashow, com duas opções, sala de leitura e sala de computadores, a solicitação do uso das salas é antecipada.

Devido a pouca importância que hoje uma grande maioria dos alunos demonstra em relação aos saberes escolares, os professores devem reconstruir dia-a-dia a motivação dos seus alunos para o trabalho da sala de aula, o professor precisa ter um vasto campo de saberes e habilidades.

Antes de partir para o plano de aula, é preciso dividir em etapas o planejamento de um determinado período (bimestre ou quadrimestre, por exemplo). Com uma ideia do todo, fica mais fácil preparar o plano conforme o tempo disponível. Os planos de aula variam segundo as prioridades do planejamento, os objetivos do professor e a resposta dos estudantes. Mesmo assim, é possível indicar os itens que provavelmente constarão de um plano de aula proveitoso.

Após analise do material pesquisado foi escolhido o tema acima citado. Na organização dos slides foram usados alfabeto de sinais individuais montados para facilitar a formação das palavras. O material usado na elaboração da aula foi pesquisado na internet, levando em conta a credibilidade do site. Sugeriremos a visita dos links abaixo aos alunos como forma de enriquecer a aula proposta.

Alfabeto disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI

http://www.libras.org.br/

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Saudações http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=VC16GV0ItjY

Família disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=0yr_K_hOt2E&feature=related

http://www.ines.gov.br/libras/index.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais

O método encontrado para os alunos se interessarem pelas aulas foi usar slides, já que a escola possui tal possibilidade, pois facilita a observação dos sinais do alfabeto em libras, contudo durante a apresentação também será usado pelo professor os sinais manuais explicando o jeito correto e a semelhança entre alguns sinais.

É fundamental o conhecer de certo repertório da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para que possa propor a sugestão de aula com mais eficiência, possibilitando uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos. Por isso a importância de um estudo prévio do que será ensinado.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com