TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - METODOLOGIA DO ENSINO DE ARITMETICA E ALGEBRA

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  1.828 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA DO ENSINO DE ARITMETICA E ALGEBRA

PLANO DE AULA

1) CONTEÚDO E SERIE: Mínimo Múltiplo Comum - Ensino Fundamental 6º ano

2) OBJETIVO:

• Ensinar de forma simples e que ao mesmo tempo leve a curiosidade de querer aprender mais o mínimo múltiplo comum, dando ênfase a sua importância.

• Motivar e ampliar o conhecimento do aluno para o aprendizado e resolução de problemas.

• Desenvolver a capacidade de compreensão dos múltiplos comuns para resolver situações problemas que envolva partes divididas em quantidades diferentes.

3) JUSTIFICATIVA: Fazer com que os alunos ampliem o seu conhecimento em relação aos principais conteúdos relacionados aos números naturais: frações, múltiplos e divisores de um número natural, mínimo múltiplo comum, números primos.

4) METODOLOGIA: Iniciar a aula com uma história (as figuras e exemplos retirados do livro Aritmética da Emília.) Após a leitura serão realizadas perguntas sobre a leitura. Será realizada também jogos como: Dividindo a Pizza e viagem dos múltiplos. Para entendimento de um todo e da comparação de frações. Terminando com a realização de exercícios propostos com situações do cotidiano do aluno que envolva cálculos e os conceitos estudados.

5) ESTRÁTEGIA DE TRABALHO E MATERIAIS UTILIZADOS: Conforme escrito na metodologia, inicia-se com o texto depois levantamento das questões seguindo do jogo. Somente assim dá-se início ao processo de cálculo do MMC e terminaria com a realização das atividades e com situação problema.

6) DESENVOLVIMENTO E RESOLUCAÇÃO DA ATIVIDADE:

6.1 Introdução ao conceito de fração:

As vezes ao tentarmos dividir algo em pedaços como exemplo uma pizza nos cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.

Logo isso daria uma grande confusão pois quem ficaria com a maior parte e quem ficaria com a menor parte? E logico que alguém ficará no prejuízo.

Afinal o que é Fração?

Fração é um número que representa uma ou mais partes iguais em que um inteiro foi dividido. Assim por exemplo, se tivermos um chocolate e dividirmos em quatro partes iguais, cada parte representa uma fração do chocolate.

6.3 explicando o jogo da Pizza:

Olá estamos à procura de um novo entregador. Todas as entregas estão atrasadas e o chefe Agostinho precisa contratar um ajudante ainda hoje!

Nossa única exigência para a vaga, e que você conheça bem as frações.

Neste momento apresenta- se ao aluno uma figura de uma pizza e um bloco ao lado para que ele anote a fração representada na pizza conseguirá o emprego quem mais acertar as frações propostas

Objetivo do jogo: que o aluno consiga identificar a divisão em formas que frações.

6.4 desenvolvimentos da explicação do MMC

O mínimo múltiplo comum entre dois ou mais números é o menor múltiplo pertencente aos números fatorados. Vamos calcular o mínimo múltiplo comum aos números 4 e 5. Precisamos escrever os primeiros múltiplos de cada número:

Múltiplos de 4 = {0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40...}

Múltiplos de 5 = {0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50...}

Observe nos múltiplos que o menor número referente a 4 e 5 é o 20. Portanto, o número 20 é o mínimo múltiplo comum procurado.

Existe uma regra prática que determina o mínimo múltiplo comum. Você somente precisa fatorar os números juntos. Veja: Vamos determinar o mínimo múltiplo comum dos números 2, 4, 6.

2 4 9 2

1 2 9 2

1 1 9 3 • 2 e 4 são dividsíveis por 2

1 1 3 3 • 9 é divisível por 3

1 1 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com