TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder Das Palavras

Casos: Poder Das Palavras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

O poder das palavras

Para que servem as palavras?

Uma, de tantas as respostas que podem ser dadas, é que as palavras servem para a comunicação entre pessoas. Portanto, quanto mais clara for a forma do falar, melhor será seu o resultado. A palavra comunicação tem sua raiz no latim communicatio, ideia de tornar comum, que deriva de communis, dos sufixos-ica que indica estar em relação, e - ção que indica ação. Logo, comunicação é a ação que tem como objetivo tornar comum uma ideia ou mensagem.

Para a Programação Neurolinguistica (PNL), considerada a ciência da excelência, as palavras são como programas que rodam na mente e geram resultados. O cérebro é o hardware e as palavras são os softwares. O sociólogo e jornalista Ciro Marcondes Filho, através de sua citação, ilustra com maestria uma das habilidades mais extraordinárias do ser humano: "Comunicação é antes um processo, um acontecimento, um encontro feliz, o momento mágico entre duas intencionalidades".

Quando as palavras comunicam a intenção, a magia acontece. É maravilhoso, ver, ouvir e sentir esta mágica em contextos profissionais, familiares, amorosos ou sociais. Por outro lado, o uso inadequado das palavras enfraquece, distorce ou até mesmo destrói esta arte.

Quantas vezes você já viu ou ouviu alguém dizer:

- Na verdade, o que eu queria dizer era... Você não entendeu o que eu disse...

Muitas vezes o conflito já se instalou e é tarde demais para manter a harmonia do objetivo original.

A responsabilidade da comunicação é de quem comunica. O como falar é o que faz a diferença para tornar a comunicação conflitante ou eficaz. Compartilho aqui sugestões no uso de duas palavras muito comuns: "Gostaria" e "Não", elas podem mudar o rumo de muitas histórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com