TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que Bentinho acha que Capitu o traia?

Por:   •  18/4/2016  •  Artigo  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo de Opinião: Por que Bentinho acha que Capitu o traia?  

 

Bentinho começou a acreditar que Capitu o estava traindo com seu amigo Escobar quando o filho do casal, Ezequiel, foi crescendo e se tornando muito parecido com o mesmo, tanto no jeito como na aparência. A partir disso, Bentinho começou a se recordar dos comentários de José Dias sobre Capitu, de quando ainda eram jovens, sobre seu olhar de cigana oblíqua e dissimulada. 

Sua desconfiança começou a crescer depois que Sancha, esposa de Escobar, passou a demonstrar interessantes românticos por ele (ao menos, assim ele pensava), e Bentinho passou a questionar que do mesmo jeito que Sancha demonstrou tais interesses, Capitu também poderia sentir o mesmo por Escobar. Assim, o ciúme ganho tamanha proporção a ponto de Bentinho achar que Capitu, no velório de seu amigo, estava olhando apaixonadamente para o defunto.  

A grande questão é que o leitor nunca saberá ao certo o que realmente aconteceu, visto que a história é contada apenas na visão de Bentinho já idoso, cheio de mágoas e lembranças distorcidas. O próprio nunca deu chance de Capitu se explicar, e essa morreu sem tocar no assunto. Além disso, com relação os comentários de José Dias sobre Capitu, o mesmo as desmentiu no futuro e admitiu estar equivocado na época que as fez.  

Talvez seja essa a magia do livro Dom Casmurro, deixar que o leitor imagine o ponto de vista das outras pessoas envolvidas na narrativa, e então tomar suas próprias conclusões. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com