TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Sobre Linguagem Corporal

Artigos Científicos: Generos Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Sobre Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

DAIANE DE OLIVEIRA TELES

PRODUÇÃO TEXTUAL NTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

ITAMARAJU/BA

2013

DAIANE DE OLIVEIRA TELES

PRODUÇÃO TEXTUAL NTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia – 5º semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ensino de Artes e Música, Ensino e Alfabetização II, Fundamentos da Gestão Educacional, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade , Seminário V.

Profs: Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andreia Zompero, Helenara Sampaio, Vilze Vidotte Costa.

ITAMARAJU/BA

2013

1 INTRODUÇÃO

As tranças de Bintou proporciona novos saberes ao explorar a aprendizagem de um povo de diversas áreas linguagens e principalmente pela linguagem verbal, sendo também impossível separar língua e povo ou língua e cultura, pois a língua, este sistema de signos é instrumento de interação social.

Sendo assim, o trabalho proposto tem por finalidade descrever através de uma síntese reflexiva interdisciplinar as relações teóricas e metodológicas utilizadas pelo pedagogo dentro da escola na contribuição do ensino aprendizagem de seus alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho abordaremos os contextos históricos existentes entre o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem e o vídeo As Tranças de Bintou”, como instrumentos indispensáveis para a elaboração de atividades voltadas para a Educação Infantil, como contribuição para o trabalho profissional de pedagogia dentro das instituições escolares.

2 DESENVOLVIMENTO

A aprendizagem depende em grande parte da motivação: as necessidades e os interesses da criança são mais importantes que qualquer outra razão para que ela se ligue a uma atividade. Ser esperta, independente, curiosa, ter iniciativa e confiança na sua capacidade de construir uma idéia própria, sobre as coisas, assim como exprimir seu pensamento com convicção são características que fazem parte da personalidade integral da criança.

Para concretizar esses grandes objetivos, elaboramos uma síntese entre o texto uma abordagem integrada da aprendizagem e o vídeo as tranças de Bintou, uma relação entre aprendizagem e identidade cultural voltado para a troca de experiências e conhecimentos enriquecedores nas áreas da aprendizagem da criança.

No texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem o processo de ensino tem sido visto entre sociedade e cultura e os valores de uma determinada época é o que contribui para os referenciais teóricos para o processo da educação infantil. O contexto histórico no qual o indivíduo esta inserido é o que faz a compreensão dos fenômenos educativos, auxiliando os educadores na compreensão da didática e na formação dos educados, garantindo propostas de atividades que facilite o aprendizado dos educandos.

O vídeo As Tranças de Bintou, conta a história de uma menina chamada de Bintou, de origem negra, que insistia em compreender sua identidade cultural através do desejo de possuir tranças. A menina não entendia a originalidade de seus cabelos, já que todos de sua tribo possuíam tranças lindas e enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas. Bintou não entendia sua diferença entre os outros membros da família e procurava questionar como aquele penteado estranho chamado birote existia em sua cabeça. A menina não entendia suas tradições, mas buscava de todas as formas compreenderem sua participação dentro daquela cultura e assim, persistia na busca por informações o que dava a ela desenvolver naturalmente seu aprendizado.

A relação entre o texto e o vídeo esta associada na transmissão de conhecimentos adquiridos através de questionamentos que visam à identidade cultural de uma determinada sociedade que contribui para o aprendizado de uma determinada criança. O aprendizado aqui surge entre o interesse de compreender da criança e as informações cedidas pela avó como troca de conhecimentos.

A história de Bintou pode ser considerada como um instrumento importante para as áreas do conhecimento, os elementos utilizados dentro da história podem ser trabalhados como conteúdos de aprendizagem facilitando a compreensão de costumes e tradições originados pela cultura africana. Os costumes, as tradição, religião, dança são conteúdos que contribuem para o aprendizado educacional no dia a dia, permitindo com que a criança conheça as culturas existentes e aprende a desenvolver informações dentro da sociedade.

Com informações adquiridas na história de Bintou podemos desenvolver um trabalho interdisciplinar dentro da educação infantil, ou seja, é através dessas informações culturais podemos aprimorar a leitura e a escrita das crianças a partir de códigos linguísticos permitindo aos alunos aprimorarem seu conhecimento de aprendizagem dentro de uma realidade vivenciada diariamente.

O texto ainda contribui para contextualizar diferentes áreas do conhecimento como Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática, ou seja, saber ler no mundo atual implica um conjunto amplo de capacidade e habilidade que requerem fazer da leitura não somente uma atividade vazia, mas um objeto de aprendizagem, aperfeiçoamento e formação permanente dentro e fora do ambiente escolar. Sobre este assunto já nos advertia o mestre Paulo Freire: “Primeira a leitura do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois a leitura da palavra que nem sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com