TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Portugues

Artigos Científicos: Portifolio Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

1.) O Trovadorismo é a primeira escola do quadro literário, se caracteriza como um estilo de época, o qual se manifestou na Idade Média, durante o período feudalismo. Faça uma pesquisa sobre o feudalismo. Lembrando, é claro, de destacar os pontos mais importantes.

R: O feudalismo foi um período pelo qual ocorreu extratificação social e de divisão de terras típica da idade média, assim como o trovadorismo foi uma das formas de arte popular típica desta época.

2.) Como é o estilo da arquitetura no Trovadorismo?

R: O estilo era gótico.

3.) Qual a origem da palavra cantiga?

R:As cantigas tem origem européia , mais especificamente de Portugal e Espanha.

4.) Quais os tipos de cantigas Trovadorescas? Detalhe cada uma delas.

R: As cantigas eram cantadas no idioma galego-português e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e mal-dizer). Cantigas de amigo o trovador compőe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso.Cantigas satíricas aqui os trovadores preocupavam-se em denunciar os falsos valores morais vigentes, atingindo todas as classes sociais: senhores feudais, clérigos, povo e até eles próprios. Cantigas de escárnio - crítica indireta e irônica Cantigas de maldizer - crítica direta e mais grosseira.

5.) O que representou a “Cantiga da Ribeirinha” no Trovadorismo?

R: Na Cantiga da ribeirinha há a ressonância de uma situação ao mesmo tempo lírica e satírica, a ironia mumificada de um jogo discursivo performático de despeito e desrespeito. Na Cantiga da ribeirinha, no longínquo século XII, talvez esteja, mais do que em qualquer outro texto da literatura de língua portuguesa, uma mortalha textual, o excesso fantasma de uma presença muda, mas ruidosa, exemplar de uma luta que continua na poesia sonora, já bem próxima de voltar a um espaço central, de dominante discursiva.

6.) O que são cancioneiros? Quais os principais da época trovadoresca?

R: Cancioneiro é o nome que costumeiramente se dá a qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, ao registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas, românticos, contemporâneos etc.

7.) O que é Teocentrismo e o que isso implica no Trovadorismo?

R:O trovadorismo foi o primeiro movimento literário que houve e ele implica no teocentrismo devido as pessoas na época acreditarem apenas em somente um Deus.

8.) Qual a importância de Paio Soares de Taveirós para a escola literária Trovadorismo?

R: Paio Soares Taveirós foi um trovador da primeira metade do século XII, de origem da pequena nobreza galega. Sua importância foi criar a Cantiga de Garvaia considerada muito tempo como a primeira a ser criada.

9.)De exemplo de cantigas líricas e satíricas. Evidencie as características de cada uma por meio de trechos presentes nas mesmas.

R: Exemplo de lírica CANTIGA DE AMOR (de Bernal de Bonaval):

"A dona que eu am'e tenho por Senhor

amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for,

se non dade-me-a morte.

A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus

e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,

se non dade-me-a morte.

Essa que Vós fezestes melhor parecer

de quantas sei, ay Deus, fazede-me-a veer,

se non dade-me-a morte.

Ay

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com