TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção D Texto

Pesquisas Acadêmicas: Produção D Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

Arapiraca- AL

2013

SUMÁRIO:................................................................................................3

1 - A PRÁTICA DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA..................................................................................4

1.1 Introdução...............................................................................................................4

1.2 Desenvolvimeto......................................................................................................4

2- Propostas -1 Projeto Cheirinho De Mato.......................................5

3- proposta – 2 Projeto Leitura e Ludicidade.....................................6

4 - Gestão Escolar..............................................................................6

5 - Conclusão...........................................................................................7

5 – Referência..........................................................................................8

A PRÁTICA DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA

1- Introdução:

Neste ciclo de aprendizagem, a escola arquidiocesana adota uma proposta pedagógica baseada no desenvolvimento da criança como um todo, em que ação, a construção do conhecimento e a formalização se completam. Neste contexto, a interação aluno-professor-família, grupo tem papel fundamentamente, pois é através dela que a criança construirá sua identidade e autonomia.

Trabalha-se com propostas temáticas, interdisciplinares, nas quais a criança é estimulada e motivada nas diversas áreas do conhecimento (linguagem, matemática, educação ambiental, dança música etc), através de experiências concretas, num ambiente prazeroso, lúcido e adequado as necessidades de cada forma, seus vários canais de aprendizagem, tornando esse processo muito mais significativo.

São propostas que fundamenta-se na pedagogia critã tendo como modelo de vida a ser seguido o seu patromo o “Sagrado coração de Jesus”, no Projeto Político Pedagógico da Escola e também nas leis educacionais vigentes.

1.2 Desenvolvimento:

Interdisciplinariedade é a interação entre disciplinas aparentes distintas, ela implica na articulaçõa de ações disciplinares que brincam interesse em comum.

A interdisciplinariedade começou a ser abordada no Brasil apartir da LDB, desde então sua presença no cenário educacional tem se tornado mais presente no discurso e na prática dos professores.

A utilização da interdisciplinariedade é a forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento, contribuindo para o aprendizado do aluno, onde, o professor dirige o estudo das materias e assim os alunos atigem de forma progressiva o desenvolvimento de suas capacidades mentais e motoras, portanto, a interdisciplinariedade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do acontecimento do conhecimento, visando garantir a construção de conhecimento globalizante rompendo com limites das disciplinas.

Porém, trabalhar nessa pespectiva exige uma postura do professor que vai além do que está escrito no PCNS, pois é necessário que o educador assuma uma atitude e que faça o uso de metodológias e didáticas adequadas para essa pespectiva, é através do ensino interdisciplinar que o professor irá possibilitar aos seus alunos uma aprendizagem eficaz e significativa.

.

Proposta – 1:

Projeto Cheirinho De Mato

Este projeto utiliza a Educaçaão ambiental para fazer com que as crianças percebam sua interação com o meio ambiente e se sintam cidadãos responsáveis da qualidade de vida.

O projeto é trabalho em duas formas, em sala de aula com os conceitos teóricos onde a criança recebe todo conhecimento científico e fora de sala de aula no convívio direto com meio ambiente e com natureza. Nesta fase são desenvolvidas experiências de trabalhos com horta, plantas medicinais, reciclagem, viveiros de produção de mudas etc.

Considero este trabalho viável e a sua realização por ser um projeto que estuda o ambiente concretamente, mostrando formas de se preservar no dia dia, de maneira automa onde a criança vai criar seu próprio conhecimento.

Abrange as disciplinas de Ciências Naturais, Geografia, Artes, Linguagem etc., de forma dinâmica e com objetivos de fazer acontecer a aprerndizagem.

Proposta – 2

Projeto Leitura e Ludicidade

A leitura e a ludicidade dentro de uma proposta interdisciplinar é um dos temas que gera discursões e reflexões sobre os métodos e processos de compreensão e contrução da leitura e da escrita, o objetivo principal, a construção de diferentes formas da leitura nos primeiros cíclos apartir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com