TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Resumo

Artigos Científicos: Produção De Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  9.404 Palavras (38 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 38

FAS - Faculdade de Selvíria - MS

Ministrada e certificada pela Faculdade de Selvíria – MS

PRODUÇÃO DE RESUMO EM TURMAS DE 9º ANO

LÍBIA GIRÃO SOARES DE FREITAS

VERA LÚCIA AMARAL

VIRLEIDE CLÊNIA GIRÃO VIEIRA

MORADA NOVA- CE

2009

PRODUÇÃO DE RESUMO EM TURMAS DE 9º ANO

LÍBIA GIRÃO SOARES DE FREITAS

VERA LÚCIA AMARAL

VIRLEIDE CLÊNIA GIRÃO VIEIRA

Monografia apresentada à Faculdade de SELVÍRIA-MS, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Reengenharia de Projetos Educacionais com Ênfase na Área de Linguística sob a orientação da professora Mestre Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira.

MORADA NOVA-CE

2009

Monografia apresentada à Faculdade de SELVÍRIA-MS, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Reengenharia de Projetos Educacionais com Ênfase na Área de Lingüística

__________________________________________________

LÍBIA GIRÃO SOARES DE FREITAS

__________________________________________________

VERA LÚCIA AMARAL

__________________________________________________

VIRLEIDE CLÊNIA GIRÃO VIEIRA

Monografia aprovada em _____ / _______/ _______

______________________________________________________

Orientadora: Profa. Ms KÁTIA CRISTINA CAVALCANTE DE OLIVEIRA

___________________________________________________________

ROSA MARIA NOGUEIRA MENDES

MORADA NOVA- CE

2009

AGRADECIMENTOS

Á nossa orientadora Kátia Cristina de Oliveira pelos momentos de aprendizagem constante e pela amizade construída.

A todos os nossos amigos pelo incentivo e aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram para que este trabalho atingisse os objetivos propostos.

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pois Ele é o Senhor de todas as coisas e sempre realiza a sua vontade. Aos nossos familiares que sempre nos apoiaram nesta caminhada e foram força para nós.

"Que ninguém se iluda de que a simples ausência de guerra, mesmo sendo tão desejada, seja sinônimo de uma paz verdadeira. Não há verdadeira paz sem vir acompanhada de igualdade , verdade, justiça, e solidariedade"

(Papa Bento XVI)

RESUMO

Esta pesquisa tem como alvo o estudo do domínio da produção textual resumo, dos alunos do 9º ano de ensino da rede pública. Para isso, procuramos apresentar ao longo deste trabalho a concepção de gêneros textuais dentro da perspectiva de alguns autores, como: Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Kleiman (2001), Sousa (2004), PCNs, dentre outros. Como procedimento metodológico, realizamos a produção de um resumo com os alunos do 9º ano da escola pública a fim de conhecermos e avaliarmos a sua prática enquanto discentes e detectarmos suas possíveis dificuldades. A presente pesquisa detectou a necessidade de os alunos conhecerem, com profundidade, os vários tipos de resumos, seus procedimentos, realizando-os dentro e fora da sala de aula, como também o ensino de língua materna. Nesta pesquisa constatamos ainda que atualmente existem muitos alunos que desconhecem os procedimentos da produção de um resumo, realizando-os de forma incorreta. A partir desta pesquisa, portanto, percebemos também que cabe aos órgãos competentes, à escola, por exemplo, esta preocupação de preparar com urgência seu quadro de docentes para que aconteça de fato um ensino eficaz que favoreça uma boa qualidade do ensino da língua materna aos seus discentes.

Palavras-chave: ensino de língua materna; produção textual; resumo.

ABSTRACT

This research targets the study of the field of textual production summary, the students of the 9th year of teaching in public schools. To this end, we present in this work the concept of text types from the perspective of some authors, as Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Kleiman (2001), Sousa (2004), PCN, among others. As a methodology, carry out the production of a summary of the students of 9th grade public school in order to know and evaluate their practice as students and detect the possible difficulties. This research identified the need for students to know, in depth, various types of resumes, its procedures, making them inside and outside

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com