TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Prova Brasil

Dissertações: Produção Textual Prova Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  5.488 Palavras (22 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 22

Prova Brasil - Apresentação

Apresentação

• Matrizes da Prova Brasil e do SAEB

• Simulado Prova Brasil 2011

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil.

1. O que diferencia a Provinha Brasil de outras avaliações externas?

A Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no País pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios.

2. Como é distribuído o material?

O kit da Provinha Brasil é elaborado, impresso e distribuído pelo Inep para todos os municípios das 27 Unidades Federativas do Brasil.

3. Quem participou da elaboração da Provinha?

Tanto para elaboração da Matriz de Referência quanto dos itens de prova houve a colaboração de técnicos do Inep e de diversos Centros de Estudos em Alfabetização e Letramento que fazem parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores:

• Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale);

• Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília (Ceform);

• Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino da Universidade Federal de Ponta Grossa (Cefortec);

• Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel);

• Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed).

4. O que é a Matriz de Referência?

A Matriz de Referência foca habilidades essenciais de alfabetização e letramento (Língua Portuguesa e Matemática) que serão avaliadas pela Provinha Brasil. Trata-se de uma referência para a construção do teste, sendo diferente de uma proposta curricular ou programa de ensino, que são mais amplos e complexos. Desta forma, direcionar as práticas de alfabetização, para que os alunos obtenham bons desempenhos na Provinha, constitui um reducionismo pedagógico que deve ser evitado. A matriz da Provinha Brasil pode servir como referência, mas de forma alguma deve substituir o currículo da escola em relação às habilidades de Língua Portuguesa e Matemática.

5. A Provinha Brasil avalia itens de escrita?

Em 2008, a Provinha Brasil incluiu em sua avaliação três questões de escrita. Já em 2009, em função de limitações técnicas para a correção de questões abertas, os itens de escrita não foram incluídos, e, dessa forma, esse eixo não foi contemplado nessa avaliação. O Inep está trabalhando na categorização das respostas dos alunos aos itens de escrita, com vistas a estruturar uma grade de correção e uma escala que possibilite uma interpretação mais proveitosa desses itens, de acordo com os propósitos da Provinha Brasil.

6. Como a Provinha Brasil é elaborada?

Os itens são elaborados por especialistas a partir das habilidades descritas nas Matrizes de Referências e formam um banco de itens de onde são selecionados para serem pré-testados. O pré-teste consiste na simulação de uma prova comum que avalia o comportamento pedagógico do item, isto é pretende-se verificar se há erros de conceito, de gabarito, de clareza do enunciado etc.

Também possibilita determinar as características estatísticas tais como nível de dificuldade e discriminação, entre outros. Com isso é possível determinar quais itens poderão ou não ser utilizados na avaliação. Essa ação tem como base teorias psicométricas que possibilitam a criação de escalas.

Uma análise pedagógica permite a avaliação qualitativa desses itens de forma que seja montada a versão final da Provinha Brasil.

7. Quando será a avaliação?

O Inep disponibiliza duas provas, em dois momentos distintos: no início do ano e ao final do ano letivo. Esses testes têm resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com