TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Prova Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A Prova Brasil é uma avaliação que busca analisar o sistema público de ensino do país.

A prova, que posteriormente é utilizada como subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é aplicada em alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais que tenham pelo menos 20 alunos por série.

Além das questões curriculares, os alunos, que são selecionados por amostragem, terão que responder um questionário socioeconômico, onde devem fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho escolar.

No mesmo ano, a avaliação passou a ser realizada em conjunto com o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio e uma tornou-se complementar a outra, fazendo com que os estudantes não precisem mais passar por duas provas.

A Provinha Brasil é uma avaliação que identifica possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças matriculadas no 2º do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Até 2011, na avaliação, apenas a Provinha de Leitura era aplicada. No mesmo ano, porém, foi incluida uma prova específica para o conteúdo de matemática.

Desde então ambas as disciplinas são avaliadas duas vezes ao ano - uma no início e outra no final do período letivo − para possibilitar a avaliação de forma cíclica e o desenvolvimento de ações corretivas para garantir um melhor aprendizado.

A aplicação da Provinha Brasil, porém, não é obrigatória, e sim é uma opção de cada escola. A data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.

Em 2013, a novidade é que, por conta das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil 2013/1, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada.

2- DESENVOLVIMENTO

Exemplo de Prova Brasil

Relacionar partes do texto (Descritor 2)

No trecho "Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades", a palavra sublinhada refere-se à

(A) altura do voo.

(B) bengala da bruxa.

(C) bruxa machucada.

(D) vassoura mágica.

Análise

Para responder à pergunta, o aluno precisa relacionar o pronome "ela" (coesivo) à vassoura (referente). A resposta está no último quadrinho do texto, trecho de um suposto manual de instruções sobre como construir e utilizar uma vassoura de bruxa.

Atividade em sala de aula:

.

Comentários: Uma boa atividade para aprimorar essa habilidade é distribuir às crianças um texto em que o coesivo não recupera corretamente o referente. Exemplo: em vez de se relacionar a ele no singular, faz isso no plural. O objetivo é que elas percebam, durante a leitura, que essa troca gera um problema de compreensão. Quando identificarem isso, peça que substituam o coesivo errado pelo correto, descobrir quando e o dia das bruxas, fazer atividades de onde vem às vassouras com são feitas, falar mais sobre contos onde aparecem bruxas, criar probleminhas onde fala sobre bruxa e rodo, para ver se eles prestam atenção no que foi escrito no problema acima conta um texto referente ao X, onde também estaria trabalhando os sons de X, com CH, CS,Z e S, as crianças eles trocam muito estas letras.

Exemplo de Provinha Brasil

Questão 1 : Faça um X no quadradinho do número TRINTA E DOIS.

(A) 23

(B) 32

(C) 203

(D) 302

Comentário: Esta questão avalia a habilidade de associar a denominação do número à sua representação simbólica (Descritor 1.2). Aqui, o aluno deve associar a escrita (por extenso) do numeral à sua respectiva escrita por meio de algarismos. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) demonstraram que sabem associar corretamente a expressão “trinta e dois” à sua escrita por meio de algarismos. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) demonstraram apresentar dificuldades com a escrita dos números utilizando algarismos, invertendo os valores que compõem a unidade e a dezena do número informado. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) também evidenciam dificuldades na escrita dos números utilizando algarismos, fazendo essa escrita por meio da composição de algarismos segundo o que se apresenta na oralidade (30 e 2 = 302). Os alunos que assinalaram a alternativa (C) evidenciaram que não desenvolveram a habilidade avaliada ou a escolheram de forma aleatória.

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com