TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Brasil

Monografias: Prova Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Identificação: projeto de ensino para o ensino fundamental I

Colegio M. Jose Francisco de Paula

Público: Crianças da primeira série, segundo ano.

Tema: cordel

Titulo: Literatura de Cordel

Justificativas:

Apresentar um novo e pouco conhecido gênero literário à turma.

Aproveitando a oportunidade para trabalhar leitura, escrita e ilustração.

Esta comunicação revela fatos, sentimentos e emoções que podem ser omitidas durante a comunicação verbal, tornando-se primordial na relação professor-aluno.

O tema escolhido foi o cordel devido a observação durante o estagio percebermos que as crianças sentem grande dificuldade na leitura e na escrita pois os mesmos não demonstra interesse durante as aulas e o cordel por se tratar de fatos acontecidos na região ou versos com rima pensamos que chamara a atenção das crianças já que vamos procurar fazer cordel voltado para os acontecimentos da nossa região.

O projeto visa trabalhar de forma lúdica através do conto de versos pelas crianças criação de folhetos com informações sobre a comunidade escolar durante a semana e brincadeiras.

Garcia (2002) afirma que o corpo sempre fala. Segundo ela, essa afirmação pode ser confirmada na observação do que acontece a cada dia nas escolas, nas salas de aula, nos banheiros, nos corredores, nos recreios, pois os movimentos corporais, gestos, caretas, posturas, sempre querem dizer algo, mas, muitas vezes, não são interpretados por desatenção, falta de informação ou medo. Os professores podem descobrir muito sobre seus alunos a partir da linguagem corporal, haja vista que seus corpos exalam informações a todo o momento. Estejam eles brincando no recreio ou sentados em suas carteiras obedecendo à disciplina exigida em sala de aula, seus corpos falam. Falam da Vontade ou não de estarem ali e falam da compreensão das informações prestadas pelo professor por meio dos conteúdos. Vianna e Castilho (2002, p.24) afirmam que, atualmente, a linguagem corporal é um dos principais fatores da comunicação.

Recursos a serem utilizadas:

Cordéis, Textos informativos, Máquina fotográfica digital, Scanner, Computador e Data-show.

Objetivos:

Aprimorar a leitura e a escrita.

Estimular o trabalho em equipe.

Desenvolver a produção de texto, focando um gênero, o cordel.

Metodologia:

Alunos conhecendo novos gêneros textuais e interagindo com as mídias impressas, nesse caso, o cordel.

Professora apresentando o gênero, integrando o conhecimento prévio dos alunos, as pesquisas realizadas e o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento das atividades.

Num primeiro momento, apresentar o gênero à sala, deixando-os manipular os materiais impressos.

Em outro momento, propor a criação de um cordel coletivo (em duplas), utilizando um livro de história infantil, Fiz Voar o Meu Chapéu, de Ana Maria Machado.

Promover um momento de revisão da produção.

Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com