TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Brasil Saeb

Exames: Prova Brasil Saeb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 4

Para melhorar a qualidade de ensino é imprescindível que as praticas docentes sejam de qualidade, sempre buscando recursos, meios e propostas que instigue despertando o interesse dos alunos, mas só isso não é suficiente, precisa- se de estrutura, espaço físico e interesse, tanto por parte dos docentes, quanto dos alunos, da família, quanto do governo.

Preocupados com essa qualidade de ensino, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, criou o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB Provinha Brasil e a Prova Brasil, com o intuito de avaliar os índices de aprendizagem em nosso país. São avaliações realizadas em escolas públicas, para avaliar a qualidade de ensino, bem como o nível de aprendizagem dos alunos.

As provas do SAEB e Prova Brasil são avaliações para diagnóstico em larga escala que objetivam avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de teste padronizado e questionários socioeconômicos.

Nos testes, os estudantes respondem a questionários socioeconômicos, os estudantes fornecem informações sobre fatores que podem estar associados ao desempenho.

Os professores e diretores das turmas e escolas respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A Prova Brasil e SAED trata-se de avaliações envolvendo os alunos da 5º e 9° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal e também os alunos da 3° série do ensino médio regular,tanto da rede pública quanto da rede privada,em área urbana e rural(neste caso,apenas para o 5°ano,no nível das regiões geográficas . As médias de desempenho na Prova Brasil subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As informações levantadas permitem acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados. Serve para os pais avaliarem o nível da escola de seu filho

E o que diferencia a Prova Brasil, SAEB e Provinha Brasil e que na Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios com principais objetivos de avaliar o nível de alfabetização dos educando nos anos iniciais do ensino fundamental; oferecer as redes e aos professores e gestores de ensino um resultado de qualidade da alfabetização prevenindo um diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem. A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, enquanto os resultados do SAEB E da Prova Brasil sejam muito úteis a professores e gestores permitem apenas informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do país, estados, municípios e escolas.

Aos 8 anos, seu aluno deve saber ler e escrever com facilidade. Mas como avaliar se ele está aprendendo no ritmo esperado? Para facilitar o diagnóstico da escola, o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), criou a Provinha Brasil.

A Provinha Brasil é uma avaliação que identifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com