TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto "Intimidação: somos todos iguais em nossas próprias diferenças"

Tese: Projeto "Intimidação: somos todos iguais em nossas próprias diferenças". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Tese  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto "Bullying: Somos todos iguais nas próprias diferenças"

• 1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Projeto Educativo 2012 Bullying: somos todos iguais nas próprias diferenças Tema: BullyingOrganização:Profª Giselle DiasProfª Mariana BastosProfª Mariana ElenaProfª Rafaela BarrosProfª Viviane Teixeira

• 2. Introdução A relevância do tema de estudo para a sociedade atual; Brincadeiras X Agressão verbal, física e moral; A celeuma entre teoria e prática; O respeito às diferenças; A elaboração do Projeto Educativo “Bullying: somos todos iguais nas próprias diferenças”.

• 3. Problemática: Bullying Trata-se de uma forma de violência de caráter verbal, físico e/ou psicológico; As principais características do Bullying são hostilidade, crueldade, difamação, invenção de apelidos depreciativos e exclusão; As consequências para a vítima; Este tipo de violência pode se fazer presente em diversos âmbitos sociais: local de trabalho, vizinhança, família e, principalmente, na escola; Pode, inclusive, ocorrer no meio virtual – Cyberbullying; Atualmente é um tema recorrente e amplamente discutido;

• 4. Questões de EstudoTendo em vista a urgência em se tratar atemática do bullying, algumas questões e reflexões são norteadoras nesta perspectiva: Como lidar com o bullying em sala de aula? Como orientar alunos e alunas a respeito da violência e da agressão no ambiente escolar? De que forma a família pode contribuir a esse favor?

• 5. JustificativaA relevância do Projeto se dá a partir da análise do modo como as crianças percebem e entendem o Bullying e a necessidade de orientação e atenção a respeito do problema;É importante, também, o estímulo à pesquisa, ao diálogo e à troca de ideias, a fim de desenvolver a capacidade de reflexão.

• 6. Objetivos do Projeto Promover o esclarecimento sobre o Bullying e os danos físicos e/ou morais que pode causar às vítimas dessa prática; Estimular debates quanto à prática do Bullying, sobretudo as pessoas que fazem parte de grupos minoritários; Apresentar a diferença entre tolerância e aceitação; Promover reflexões sobre diversidade cultural; Gerar nos alunos o reconhecimento de que vivem em uma sociedade plural constituída de indivíduos singulares.

• 7. Objetivos de Aprendizagem Conceituar o Bullying e suas diversas modalidades; Levar a conscientização da prática do Bullying e suas consequências; Promover no aluno a tolerância acerca de todos os grupos que compõem a sociedade. Propiciar ao aluno a participação em debates, geradores de reflexões, visando à autonomia de pensamento; Tornar propício o entendimento que a sociedade é composta por múltiplas identidades.

• 8. MetodologiaO Projeto privilegiará a realização de atividades interdisciplinares,nas quais o educador irá mediar o processo de ensino-aprendizagem,fornecendo aos alunos ferramentas e orientações por meio dosseguintes métodos:Roda de discussões;Exposição Oral;Entrevista;Dinâmica de grupo;Seminário;

• 9. Recursos DidáticosSite de buscas Google;Redes sociais mais utilizadas atualmente;Datashow/ TV equipada com DVD;Revistas;Mapas;Gráficos;Mural didático.

• 10. Conteúdos Didáticos Geografia Gráficos – Leitura e construção de gráficos Português Oralidade – Capacidade de comunicação, argumentação e Matemática senso crítico Porcentagem – Mudança de números ordinais para porcentagem Ética Respeito à Diversidade – Música Discutir e respeitar as diferençasUtilizar a música como forma de existentes na sociedade combate ao Bullying

• 11. Atividades:  1° Atividade: “Roda de ideias e fatos” Formaremos uma roda com os alunos e os docentes, para a discussão do tema, suas características, seus casos, a seriedade do mesmo, e as possíveis soluções para diminuir, ou melhor, acabar com a prática do bullying.

• 12. 2° Atividade: Pesquisa e coleta de dados Os alunos farão uma pesquisa na sala, onde os mesmo responderão e anotarão os resultados das seguintes questões: Você já sofreu bullying? Você já praticou bullying? Diante das respostas os alunos transformarão os números obtidos em porcentagem.Ex: Nossa turma tem 20 alunos, os resultados da pesquisadivulgaram que 2 já sofreram bullying, e 4 já praticaram. Osalunos transformarão esses números em porcentagem, ou seja,10% da turma já sofreu com bullying e 20% já praticou.

• 13. 3° Atividade: Construção de gráficos Diante do resultado da pesquisa anterior, dividiremos a turma em grupos paraque cada grupo faça um gráfico, ilustrando a porcentagem de colegas que sofreramou/e praticaram o bullying. Essas duas atividades tem como objetivo ilustrar, a ocorrência da prática debullying na sala, para impactar os alunos, e fazer com que os mesmos queiram mudaro resultado obtido. E a pesquisa será refeita de dois em dois meses, para ver sediminui essa violência.

• 14. 4° Atividade: “As diferenças do mundo” Em cada semana cada grupo trará algo de diferente para mostrar para turma, podendo ser:uma religião com crenças diferentes, culturas diferentes, etnias diferentes, animais diferentes, eoutras coisas que surgirem e que evidenciem algo que não estamos acostumados a ver na nossasociedade. Podendo ser mostrado em foto, artigos, vídeos e outras formas de exibição. Ogrupo terá que explicar o que trouxe, e porque trouxe. Com essa atividade queremos clarificar no aluno, que o padrão que seguimos (estético,cultural e etc) é um fator histórico, construído (por nós) durante os anos, e que mesmo quetenham coisas fora desse padrão devemos conhecê-las e respeita-las, e não julgá-las e excluí-las.

• 15. 5° Atividade: “Na trilha do combate ao Bullying”Nessa atividade os alunos terão que parodiar alguma música, transformando a letraem um “hino” ao combate ao Bullying. Fazendo com que fique mais divertido eprazeroso lembrar o que fazer para acabar com essa agressão que é o Bullying. Alémdisso, os alunos terão que escolher uma música por grupo, fazendo com que osgostos musicais se misturem, e com isso que eles tenham que entrar em umconsenso musical.

• 16. 6° Atividade: “Somos diferentes” A proposta aqui é solicitar que os alunos realizem uma pesquisa em revistas, etragam para sala de aula pedaços de corpos de pessoas (cabeça, tronco, pernas).Eles farão esse levantamento em dois dias. Após o material ser colhido faremos ajunção das partes, com figuras diversas, adquirindo assim diversos corpos comfeições e estruturas físicas diferentes. O objetivo é que eles possam perceber que aspessoas são diferentes umas das outras e temos que conviver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com