TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar

Daniele de Almeida Camargo- R.A.: 6578308788

Rosana da Silva Rosa- R.A.: 6577310864

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar”.

Tutora a distância:

Sorocaba

2014

Índice

- Introdução;

- A Didática do Ensinar e Aprender;

- Projeto de aula;

- A psicomotricidade na educação infantil;

- Teoria / Pratica;

- Considerações Finais;

- Referências Bibliográficas.

Introdução

Os objetivos específicos de um projeto são mais precisos e detalhados e devem ter coerência com os objetivos gerais. Uma maneira interessante de pensar os objetivos específicos dos projetos é considerá-los soluções a serem buscadas para resolver problemas delimitados. A escolha do tema é muito importante para que o projeto ganhe sentido para os alunos. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola. Ao elaborar um projeto, deve-se considerar como o mesmo irá se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la. Ao optar pela realização do projeto é necessário apresentar uma proposta clara e se perguntar por que é importante realizá-lo, a equipe deve se questionar se vale a pena e quem irá se beneficiar com o mesmo direta ou indiretamente detalhando assim os vários segmentos e concentrando a atenção nos alunos que são razão de ser da escola.

Etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo:

• IDENTIFICAÇÃO: (TÍTULO) Nome da Escola, Nome do Projeto, e ano e turmas em que será desenvolvido.

• JUSTIFICATIVA: A Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo aos seguintes critérios: - Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade. - Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa. O professor apresentará as causas que o levou a idealizar o projeto (data comemorativa, um problema social, um tema específico do conteúdo curricular etc.).

• OBJETIVO GERAL: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambiguidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou se contempla à sociedade como um todo. A partir disso, delimitar as metas a serem aplicadas.

• OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Detalhamento do Objetivo Geral deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios: - Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.

• METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: (a maneira como vai se desenvolver as atividades e as atividades em si): APRENDER A SER: Transformar a realidade social, compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história; APRENDER A APRENDER: Pensar, argumentar, buscar e selecionar Informações; APRENDER A FAZER: Desenvolver as competências e habilidades no Projeto Proposto; APRENDER A CONVIVER: Incorporar a solidariedade, responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais, através de ações do cotidiano.

• CRONOGRAMA: Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, o professor registrará as diversas atividades a serem executadas pelos alunos.

• MATERIAIS: o que vou precisar?

Neste momento, o professor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada atividade, etc.

• AVALIAÇÃO: Processo contínuo.

1. Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?

2. Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?

3. Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?

• PUBLICAÇÃO: Apresentar o produto final do projeto é alimentar a autoestima e a auto percepção real. Propicia o contato com as potencialidades e as limitações.

Transdisciplinaridade- diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, para a qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento.

Enquanto a pesquisa disciplinar se refere a um único e mesmo nível de Realidade, a transdisciplinaridade se interessa pela dinâmica produzida por vários níveis de Realidade agindo simultaneamente.

Essa foi a definição para os níveis de interação entre disciplinas adotada pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com