TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Casos: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância

ATPS – Projeto Multidisciplinar II

Disciplina:Projeto Multidisciplinar II

Tutora a distância: Profª Ma.Glauce Soares Casimiro

Elisângela Ferreira – 365524

Marcela Fernandes de Oliveira – 365549

ECHAPORÃ / SP

Introdução

As atividades lúdicas consistem em exercícios físicos saudáveis e intensos. Assim, faz-se necessário uma educação mais complexa, podendo dizer que seja necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro,que o brincar é importante no desenvolvimento afetivo,motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.As atividades lúdicas são aplicadas no aprendizado das crianças de 0 a 10 anos de idade, é onde podemos dizer que eles se interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais, desenvolvem a imaginação, criatividade e a capacidade motora de raciocínio.

Etapa 1

Ao longo de estudos e experiências, Friedrich Froebel, identificou que as pessoas acreditavam que o “lúdico” é apenas uma desculpa para passar o tempo.

A palavra lúdico significa desenvolver a criatividade do individuo e seus conhecimentos, através jogos, música e dança.Friedrich Froebel foi quem fundou os jardins de infância, foi um dos primeiros pedagogos a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação do individuo, criou os primeiros brinquedos lúdicos.

Ainda hoje, parte importante das teorias de Froebel continuam a surpreender nas escolas.Educar a criança por meio de lúdico é colocá-la diante de situações que possam guiá-las em seus impulsos instintivos, poderá ser incentivada, deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus objetivos.

As brincadeiras, são importantes para o processo de aprendizagem para manter, aprimorar e ensinar muitas coisas, é por meio das brincadeiras que a criança descobre o ver do mundo, se descobre, consiga interagir com os outros e com si mesma.

Brincadeiras lúdicas

Passo 3

Atividade: caixa das sensações

Faixa etária: 0 a 5 anos.

Material: caixa de papelão, tesoura, papeis coloridos, objetos de vários tipos, cola, canetinhas coloridas.

Atividade; cobra cega

Faixa etária: 6 a 10 anos.

Material: venda escura, no mínimo três pessoas.

Etapa 2

A presença da brinquedoteca em nossa âmbito escolar é uma atividade complexa, que requer a necessidade de integração entre vários saberes que representam vários profissionais diferentes. Esse conhecimento significa também que as ações a serem planejadas pelos professores da escola devem ter dimensão integrada com outros profissionais e com os vários segmentos da escola. Outro aspecto importante é conhecermos mais profundo a importância de uma brinquedoteca na escola.

A relação entre a criança e a brinquedoteca deve ser estabelecida na auto educação para que a criança descubra em si mesmo seus modos de agir e pensar. O uso da brinquedoteca é muito mais que uma simples diversão para as crianças, ela é muito importante para estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção, estimular a operatividade, favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade, enfim a brinquedoteca é tudo de bom para as crianças .

Etapa 3 O tema brinquedoteca não é um componente obrigatório no currículo das escolas , mas um componente de tamanha importância para o desenvolvimento da criança, mas em razão de sua importância e atualidade, ela está cada vez mais presente nas propostas educacionais

É inegável que a escola seja um espaço privilegiado para o tratamento do assunto,pois o discernimento no uso da brinquedoteca está diretamente relacionada a formação e as vivências afetivas e sociais das crianças, inclusive no âmbito escolar. A brinquedoteca deve estar presente na ação da escola diluídos nas diferentes atividades curriculares, pois este tema promove ações, sentimentos, formação de valores e ideais.Uma consciência critica e desenvolvida dá as crianças a capacidade de escolha, terá mais possibilidades de tomar decisões e favoreçam a educação. Os profissionais pode trabalhar com perspectiva de aumentar o interesse das crianças com o brincar.

Segundo Bomtempo (1998), a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento da criança , a partir dela entende se que a criança que desenvolve seus meios de sentidos, é por meio da brincadeira que a criança descobre o ver do mundo, que tem uma visão do mundo diferente,constrói seus modos de agir, pensar e conviver com outras crianças,leva ao auto estima. A idéia é uma criatividade do profissional criar uma brinquedoteca para poder ensinar para seus alunos de forma lúdica,de uma forma prazerosa que traz para as crianças o gosto de estudar e aprender de uma forma diferente,interagindo com brinquedos,livros, gincanas e muitas outras formas de ensinar.

Jogos educativos é uma forma lúdica perfeita de ensinar e interagir com as crianças.Neste caso, para cada faixa etária existe jogos e brincadeiras para poder ensinar, cada período tem que ser estudado e analisado como e qual atividade aplicar a cada idade.Tudo tem que ser planejado,é obrigação do supervisor escolar orientar o professor. A escola tem que montar uma brinquedoteca, tem que querer para elaborar a brinquedoteca. Objetivo: Devem ser traçados com o professor, devem guiar, conduzir as crianças a brinquedoteca.

O momento da criança na brinquedoteca é essencial para o viver para sua construção de sua identidade, formação de uma criança totalmente capaz de ver um mundo com seus próprios modos de agir. As atividades que o professor desenvolve com as crianças na brinquedoteca é essencial para desenvolver as fases da criança: sensório motor(0 a 2 anos de idade), pré operatório(2 a 7 anos de idades), operatório concreto(7 a 11 anos de idade) e operatório frontal(a partir dos 12 anos de idade).

É sabido que trabalhar com formas diferentes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com