TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I_RDR

Artigo: Projeto Multidisciplinar I_RDR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO JESUÍTICA

INTRODUÇÃO

A história da educação do Brasil inicia no período colonial, aonde vieram para nosso país os jesuítas da religião que conhecemos como catolicismo, comandados pelo padre Manoel de Nóbrega. Chegaram ao Brasil em março de 1549 e em apenas 15 dias depois já edificaram a sua primeira escola na cidade de Salvador – BA.

Tomaram um poder muito grande, alfabetizando os filhos dos poderosos da época e buscando trazer para a sua fé os índios colonizados, porem perceberam que só conseguiriam evangelizar se alfabetizassem, ou seja, ensinassem os índios a ler e a escrever.

Daí para frente alfabetizou os colonizadores, filhos dos poderosos e chefes de estado. Seu real objetivo era trazer aos colonizados as suas doutrinas católicas

Seus principais objetivos eram:

• Levar o catolicismo para a America recem descoberta.

• Catequizar os colonizados, índios e filhos dos poderosos, trazendo a eles sua língua portuguesa, costumes europeus e da sua religião.

• Difundir a sua religiao, evitando assim que o protestantismo estende-se mais que a religiao catolica.

• Construir escolas que pregassem o seu evangelho por todo o mundo.

• Conseguiram cumprir com boa parte de seus objetivos. Hoje há uma grande população de catolicos em nosso país, falamos a lingua portuguesa e estamos alfabetizados.

• Seu papel em nossa educação foi muito importante, vinham com o propósito de mudar, reformar, transformar a vida dos colonizadores.

Sua educação estendeu-se rapidamente pelo país e em poucos anos já havia cinco escolas elementares jesuíticas. Seguiam o método Ratio Studiorium, onde não apenas pregavam sua fé, mas ensinavam as letras, Filosofia, em curso normal, Teologia e Ciências Sagradas, para nível superior, e quem estudasse apenas letras levaria consigo conhecimentos de gramática Latina, Humanidade, retórica e no curso extensivo de Filosofia estudavam lógica, metafísica católica, moral, ética, matemática e ciências naturais.

Incentivavam os filhos da nobreza a estudar na Europa, pois seu interesse era pregar o evangelho aos pobres, convertendo-os ao seu evangelho e aos seus valores, mostrando-lhes também boas maneiras.

Com o passar dos tempos os colonos queriam usar os índios como escravos, porém os jesuítas não queriam que o fizessem, sendo assim criaram as missões, ou seja, retiros onde os índios passariam pelo processo de catequização, tendo aulas de como cuidar da terra, com trabalhos agrícolas, trazendo aos jesuítas outros benefícios de renda. Porém os colonos muitas vezes conseguiam pegar uma tribo inteira como escravos.

Nossos educadores jesuítas foram os mentores de nossa educação durante aproximadamente duzentos anos, desde 1549 até a1759, quando foram expulsos de nosso país pelas colônias portuguesas, pelo Maquês de Pombal, o primeiro ministro de Portugal, figura marcante em nossa história. Porem os jesuítas já havia realizado um belo trabalho, tinham fundado 17 colégios e seminários, 36 missões e 25 residências, sem falar nos inúmeros seminários que atendiam a menores e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com