TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Casos: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTERNACIONAL UNITER

ANA CAROLINE PENTEADO RU1025403

ELIZETE DE MORAIS ROSA, RU729119, TURMA 2014/03.

ROSANE DE OLIVEIRA, RU 11031OO, TURMA 2014/O7.

TANIA MARA DE SOUZA, RU1069733 TURMA.

RELÁTORIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL A ESCOLA

QUEDAS DO IGUACU 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTERNACIONAL UNITER

ANA CAROLINE PENTEADO RU1025403,TURMA 2014/02.

ELIZETE DE MORAIS ROSA, RU729119, TURMA 2014/03.

ROSANE DE OLIVEIRA, RU 11031OO, TURMA 2014/O7

TANIA MARA DE SOUZA, RU1069733 TURMA 2014/03.

RELÁTORIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL A ESCOLA

RELÁTORIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL A ESCOLA APRESENTADA A UTA DE FUNDAMENTOS PEDÁGOGICOS NO CURSO DE LETRAS, TUTOR PRESENCIAL FRANSCISLEIA GIAGOBO. POLO DE APOIO UNITER PRESENCIAL

QUEDAS DO IGUACU 2014

INTRODUÇÃO

*O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Prática profissional: a escola da unidade temática de aprendizagem fundamentos pedagógicos, tem por objetivo realizar o mapeamento da realidade escolar, identificando as especificidades referentes educativas,(......)

*Como procedimento metodológico foi adotado a pesquisa de campo, uma vez que fulano (ano,p....) esclarece q .......(.....) os instrumentos normativos da escola, a organização do trabalho pedagógico, da realidade escolar a partir dos elementos observados e dados coletados .A LDBEN- Lei 9394/96,Art.14 e 15, indica a necessidade de propiciar a gestão democrática por meio das diretrizes emanadas do sistema de ensino municipal , estadual e federal. Desta forma.....

*Os instrumentos para a coleta de dados buscaram subsidiar respostas para a problematização proposta para esse estudo. Para tanto, foi eleita a entrevista, pois como afirma Beltrano (2011p...)”,,,,,,”

*Com vista a realização dessa pesquisa foram seguidos os seguintes passos. A primeira etapa constitui-se em definir o campo de pesquisa. Optou-se em realizar em realizar investigação em uma escola da rede Estadual de ensino fundamental e medio,localizada no centro da cidade de Quedas do Iguaçu no estado do Paraná .

* Em seguida, foram realizados entrevistas com 04 professores e com 01pedagogo.

Desenvolvimento

A instituição pesquisada esta bem localizada no centro, de fácil acesso. Com ensino fundamental e médio, Com atividade econômica comercial. Conta com alunos oriundos de zona urbana e rural, onde muitos deles utilizam transporte escolar. Com grande diversidade de religiões. Horário de funcionamento da instituição na parte da manha das 07h30 as 11h50, à tarde das 13h00 as 17 h 20 a noite das 19 às 23h 20 m.

Iniciou suas atividades em 30 de dezembro em 1969 sob o decreto 17.781.

Sendo a primeira escola é 5 á 8 série, iniciou regularmente suas atividades 1970 com 88 alunos matriculados, hoje tem por finalidade ministrar o ensino fundamental de 6 ao 9 ano e ensino médio regular, com 757 alunos matriculados.

A origem dos alunos é bem heterogênea, sendo alguns filhos de operários, autônomos, filhos de funcionários públicos, empregadas domesticas e pequenos agricultores. Também entre estes há um percentual de pais desempregados, alguns residem em casas de alvenaria, madeira e mista. Tendo em média 5 pessoas por família.

A escola contém 12 salas de aula, uma sala destinada ao laboratório de informática Paraná Digital, banheiros (feminino e masculino), biblioteca e mini – ginásio.

Quanto aos problemas que influenciam o desenvolvimento escolar, estão presentes, drogas, alcoolismo, indisciplina, violência e trabalho infantil. Buscando soluções para esses problemas, a equipe pedagógica realiza reuniões e palestras com os pais e responsáveis, mas com poucos resultados, já que os familiares não são participativos.

Quanto à alimentação, a elaboração dos cardápios é bastante diversificada, contando com o apoio de uma nutricionista e cozinheira. A segurança é realizada através de um guarda que reside no local.

O Projeto Politico Pedagógico foi elaborado no ano de 2010, com a participação de pedagogos, professores, agentes educacionais e órgãos colegiados.

Concepção de homem: O homem é um ser natural e social, ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Busca se um referencial de homem, mais humano, mais solidário, autônomo, apto a assimilar mudanças respeitando as diferenças.

Concepção de educação: A educação como pratica social, constitui direito do individuo. Historicamente, muitas lutas foram desenvolvidas, buscando garantir esse direito a todos, a partir da expansão, e a democratização das oportunidades de escolarização. A educação tem suas finalidades voltadas para o aperfeiçoamento do homem que dela necessita para constituir-se e transformar realidade.

Concepção de sociedade: O Brasil enfrenta profundas desigualdades sociais, econômicas e culturais, configurando-se em sociedade capitalista como país dependente. Em decorrência vive um processo histórico de disputa de vários interesses sociais, por vezes inteiramente opostos.

O professor exerce contato direto com o aluno, sendo condutor do processo de ensino e aprendizagem. Sendo um dos atores que q propicia ao aluno o desenvolvimento promovendo o saber cientifico. A tarefa principal do professor é o ensino sendo um profissional cuja formação lhe permite promover o ensino e aprendizagem por meio do conhecimento. (Ferreira 2003pag 27).E necessário também que domine a matéria e os métodos de ensino , participem da construção do Projeto Politico Pedagógico, respeitem a cultura dos seus alunos, seja assíduo e tenha disciplina na organização de suas aulas.(Líbâneo ,2004, pag 28)

O professor tem o objetivo da busca incessante pelo conhecimento, para que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com